Neoenergia retira cerca de 60 toneladas de cabos irregulares em postes no primeiro semestre de 2025
Equipes da distribuidora vistoriaram cerca de 13,5 mil postesda rede de distribuição. Técnicos ainda retiraram mais de mil caixas de internet clandestinas instaladas nas estruturas
A Neoenergia Pernambuco informou que retirou aproximadamente 60 toneladas de cabos irregulares de cerca de 13,5 mil postes da rede de distribuição de energia em todo o estado, no primeiro semestre de 2025.
Ainda de acordo com a distribuidora, mais de mil caixas de internet clandestinas, que estavam instaladas de forma irregular nas estruturas, também foram eliminadas.
Além de garantir a qualidade no fornecimento de energia elétrica, a supressão desses fios e equipamentos contribuem com a segurança da população, evitando, por exemplo, incêndios em postes provocados por ligações fora do padrão exigido pela regulação do setor elétrico e de telecomunicações.
O volume de retirada de equipamentos demonstra o crescimento das ações da Neoenergia em todo o estado. No total, foram realizadas ações em 27 cidades durante os seis primeiros meses do ano.
Leia também
• Lafepe comemora 60 anos de história com inauguração de memorial
• Vídeo mostra possíveis últimos momentos com vida de advogada que morreu em naufrágio em Suape
• 1ª edição do festival Fresta está com inscrições abertas para filmes analógicos
Nos últimos anos, a empresa havia retirado 244 toneladas, sendo 104 no ano passado e 70 nos anos de 2023 e 2022. O objetivo é que este número continue crescendo na segunda metade do ano.
“Nosso objetivo é aumentar o número de atuações em postes e a quantidade de equipamentos removidos. É um trabalho intenso e que beneficia diretamente a população pernambucana, que se sente mais segura e tem uma cidade com menos fios nas ruas”, afirmou o gerente operacional da Neoenergia Pernambuco, Fábio Barros.
Petrolina, no Sertão do estado, foi a cidade com o maior número de postes vistoriados, sendo 2,2 mil estruturas que tiveram os fios irregulares retirados. Logo em seguida vieram Recife, com 1,8 mil; Olinda, com 1,4 mil; Camaragibe, com 1,1 mil; e Lagoa Grande, com 814.
Todos os municípios receberam equipes técnicas que fazem a remoção dos cabos e das caixas de internet em condições irregulares. Essas caixas são as maiores ofensoras para as ocorrências de incêndio em postes, pois são equipamentos energizados a partir de uma ligação clandestina de energia.
“A instalação de redes de telecomunicações de forma irregular podem provocar acidentes com a população, incêndio em postes e interferem diretamente na qualidade no fornecimento de energia. Isso sem contar com a poluição visual devido ao emaranhado de fios. Por isso é sempre importante as pessoas contratarem empresas que possuam cadastro junto à Neoenergia, completou Fábio Barros.
A lista de empresas está disponível no site da Neoenergia.
Responsabilidade da manutenção
A manutenção dos fios de telefonia e internet é de responsabilidade das operadoras, que são as proprietárias destes cabos. A atuação da Neoenergia Pernambuco tem como objetivo a segurança das pessoas e do sistema elétrico, devido aos riscos que essa fiação, em alguns casos, pode representar.
Existem duas situações em que a distribuidora remove a fiação: uma é quando a empresa atua clandestinamente, lançando os fios sem autorização da distribuidora e sem seguir os padrões técnicos e de segurança exigidos; e a segunda acontece quando a operadora, que possui contrato com a distribuidora, não realiza a manutenção devida, deixando os cabos em situação de risco à população.
Regularização
Para estimular a regularização, a Neoenergia Pernambuco vem buscando se aproximar das operadoras de telecomunicações. A distribuidora também criou um canal de atendimento direto, pelo e-mail [email protected], para que prestadoras que atuam, ainda, de forma irregular, possam se regularizar junto à concessionária.

