O que é derrame ocular, que Paulo Zulu teve após incidente com o filho
Manchas vermelhas nos olhos do modelo foram causadas pela condição oftalmológica também chamada de hiposfagma ou hemorragia subconjuntival
Um incidente causou um derrame ocular em Paulo Zulu, de 62 anos. O modelo levava o filho Kiron, de 2 anos, na cadeira reservada para crianças na parte da frente de sua bicicleta e, então, um dos dedos do pequeno acertou o olho direto de Zulu.
Ele relatou o ocorrido em um vídeo publicado no seu perfil do Instagram com a legenda "o inesperado pode acontecer". Além disso, reforçou que a mancha não afetou sua visão.
O que é o derrame ocular?
O derrame ocular é a forma popular de chamar a condição oftalmológica hiposfagma ou hemorragia subconjuntival. Segundo o Hospital de Olhos do Paraná, ela é caracterizada pelo sangramento na superfície do olho que causa uma mancha vermelha.
Leia também
• Reino Unido proíbe propagandas de 'lifting de bumbum brasileiro'; entenda
• Saiba qual é o alimento natural que nunca vence e cura até feridas
• O alimento rico em cálcio e proteínas que é essencial para o cardápio depois dos 50
"Trata-se de um vazamento de sangue no globo ocular causado pelo rompimento de pequenos vasos sanguíneos localizados na conjuntiva. O hiposfagma pode acontecer após algumas situações específicas, como, por exemplo, espirros ou tosses intensas, após a pessoa levantar muito peso, fazer esforço, vomitar ou esfregar os olhos com força excessiva. Também pode ocorrer como efeito colateral de uma cirurgia ocular ou de anticoagulantes", explica a instituição.
É perigoso?
O hospital esclarece ainda que a mancha não traz riscos para a saúde e que o sangue presente na região é absorvido de forma natural pelo organismo do paciente entre 10 e 14 dias. Geralmente, ela permanece apenas como um incômodo estético no olho atingido.
Porém, reforça a necessidade da avaliação oftalmológica para descartar a possibilidade de que o sangramento seja, na verdade, um sintoma de lesões mais graves no olho.

