Ozempic: Novo Nordisk vai testar como semaglutida a pode ajudar a conter o abuso de álcool
Fabricante do Ozempic e o Wegovy está com um estudo sobre os efeitos de inibidores do GLP-1 sobre danos hepáticos e uso de álcool em pessoas com cirrose ou hepatite
A Novo Nordisk explorará como medicamentos inibidores do GLP-1 podem ajudar pacientes que lutam contra o vício em álcool. A semaglutida, princípio ativo do Ozempic e Wegovy, é um desses medicamentos.
O estudo, que está na fase de recrutamento de pacientes, será realizado em 13 países e tem como objetivo avaliar os efeitos de três compostos e suas possíveis combinações sobre danos hepáticos e uso de álcool em pessoas com doença hepática relacionada ao álcool, que pode ser hepatite alcoólica ou cirrose hepática.
Leia também
• Carolina Dieckmann rebate comentário sobre seu corpo e uso de Ozempic: ''sejamos gentis''
• Cocaína: Tratamento com medicamentos da classe do Ozempic reduz sintomas de abstinência, diz estudo
• Ozempic: novo estudo mostra resultados positivos para tratamento de alcoolismo
"Estamos atualmente na fase dois (de testes clínicos) investigando doenças hepáticas relacionadas ao álcool, com endpoints específicos avaliando o abuso de álcool", diz Martin Holst Lang, chefe de desenvolvimento, da Novo Nordisk, em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (6).
"O estudo em si é para doenças hepáticas relacionadas ao álcool. Então, o endpoint primário é a doença hepática relacionada ao álcool, mas os endpoints secundários são sobre abuso de álcool", concluiu.
Os compostos em estudo são a molécula NNC0194-0499, a cagrilintida, a semaglutida e a combinação cagrilintida e semaglutida. Essa última é um novo medicamento da Novo Nordisk chamado CagriSema.

