Ter, 16 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Notícias

Pernambucanos poderão comprar câmbio estrangeiro com Bitcoin

A iniciativa é pioneira no Estado e deve estar presente nas nove unidades da empresa

BitcoinsBitcoins - Foto: AFP

A partir ainda desta semana, a Europa Câmbio passará a aceitar Bitcoins nas compras de moedas estrangeiras. A iniciativa é pioneira no Estado e deve estar presente nas nove unidades da empresa. Para fazer a troca de moedas por criptomoedas, a corretora adotou o sistema de liquidação da fintech brasileira Z.ro, a Z.ro Pay - primeira tecnologia de pagamentos com criptomoedas do mercado nacional. O cliente que desejar fazer a transação por meio desta nova forma deve comparecer a corretora para simular as taxas e após isso será gerado um QR Code para pagar o câmbio com a carteira de criptomoeda.

A Europa Câmbio foi a primeira corretora do país a aceitar pagamentos com Bitcoin, quando em maio iniciou esse tipo de operação em suas unidades do Rio de Janeiro. A expectativa da empresa é que até o final do próximo mês todas as 25 lojas físicas - em São Paulo, Espírito Santos, Distrito Federal, Paraíba e Alagoas - também aceitem Bitcoins. Em maio, a corretora ainda deu start no câmbio com pagamentos em criptomoedas nas lojas online com entrega na Grande São Paulo. “A compra pelo e-commerce está disponível, por enquanto, apenas na Grande São Paulo. Em Pernambuco é possível apenas na loja física”, explica o diretor de operações da Empresa, Paulo Victor Pereira.

Leia também: 
Bitcoin, o novo meio de pagamento em estabelecimentos em Pernambuco
Bitcoin cai mais de 10% e atinge o menor valor desde 2017


No Estado, há lojas da Europa Câmbio no Recife (Shopping Recife, Shopping Rio Mar, Shopping Plaza, Shopping Tacaruna, Aeroporto Internacional dos Guararapes e Porto do Recife), em Jaboatão (Shopping Guararapes) e em Caruaru (Shopping Caruaru e Shopping Difusora).

"A Europa Câmbio sempre foi uma empresa que se importa com a inovação para o consumidor. Com esta nova forma de pagamento o cliente deve ser beneficiado por mais uma opção para comprar câmbio estrangeiro", detalha Pereira. "Pernambuco será o primeiro estado no País a aceitar esse tipo de pagamento. Queremos popularizar a compra por meio das criptomoedas", completa.

Ainda segundo Pereira, independente da forma de pagamento que o cliente quiser usar, ele pagará apenas o VET, ou valor efetivo total, que é a cotação da moeda acrescido do imposto (o IOF é de 1,1% na compra de moeda estrangeira em espécie) e a tarifa cobrada pela corretora. Toda instituição é obrigada a exibir o VET no local da venda da moeda. Ainda assim é preciso respeitar o limite diário estipulado pelo Banco Central. De acordo com a instituição, a compra de moeda com pagamento em espécie é de até R$ 10 mil por dia, por CPF. Esse limite também se aplica às operações com Bitcoin.

Veja também

Newsletter