Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Irã

Presidente iraniano afirma que país irá continuar programa nuclear com fins pacíficos

Pezeshkian, porém, diz que país está preparado "para qualquer novo movimento militar israelense"

Usina nuclear de Bushehr, no Irã - Em entrevista à Al Jazeera, Masoud Pezeshkian apontou que o Irã não busca desenvolvimentos com fins bélicos, indicando preceitos religiososUsina nuclear de Bushehr, no Irã - Em entrevista à Al Jazeera, Masoud Pezeshkian apontou que o Irã não busca desenvolvimentos com fins bélicos, indicando preceitos religiosos - Foto: Atta Kenare/AFP

O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, afirmou nesta quarta-feira, 23, que Teerã está comprometida em continuar seu programa nuclear para fins pacíficos, após o ataque de Israel apoiado pelos EUA às instalações do país.

Em entrevista à Al Jazeera, ele apontou que o Irã não busca desenvolvimentos com fins bélicos, indicando preceitos religiosos que apontariam que armas nucleares poderiam levar à destruição massiva.

"O presidente dos EUA, Donald Trump diz que o Irã não deveria ter uma arma nuclear e nós aceitamos isso porque rejeitamos armas nucleares e esta é nossa posição política, religiosa, humanitária e estratégica", disse ele.

Além disso, sobre o conflito com os israelenses, o presidente afirmou: "Estamos totalmente preparados para qualquer novo movimento militar israelense, e nossas forças armadas estão prontas para atacar Israel novamente". O Irã não está contando que o cessar-fogo que encerrou a guerra de 12 dias irá se manter, pontuou.

"Não estamos muito otimistas com isso", indicou Pezeshkian.

"É por isso que nos preparamos para qualquer cenário possível e qualquer resposta potencial. Israel nos prejudicou, e nós também o prejudicamos. Nos desferiu golpes poderosos, e nós o atingimos com força em suas profundezas, mas ele está escondendo suas perdas", apontou.

Veja também

Newsletter