Logo Folha de Pernambuco

Chinês

Presidente pede chinês que tropas se intensifiquem na preparação para a guerra

O mandatário garantiu que o exército deveria "reforçar completamente o treinamento e a preparação para a guerra"

Presidente da China, Xi JinpingPresidente da China, Xi Jinping - Foto: Adek Berry/AFP

O presidente da China, Xi Jinping, pediu às tropas do país que intensificassem sua preparação para a guerra, informando os meios de comunicação estatais neste sábado (19), poucos dias após Pequim organizar exercícios militares em grande escala ao redor de Taiwan.

Xi fez esses comentários na quinta-feira, durante uma visita a uma brigada da Força de Foguetes do Exército, segundo a emissora estatal CCTV.

O mandatário garantiu que o exército deveria “reforçar completamente o treinamento e a preparação para a guerra” e “garantir que as tropas tenham forte capacidade de combate”, informou a CCTV.

A China intensificou uma atividade militar ao redor de Taiwan nos últimos anos, enviando caças e outras aeronaves militares, enquanto seus navios mantêm uma presença quase constante nas águas da ilha.

Na segunda-feira, Pequim mobilizou caças, drones e navios de guerra para cercar Taiwan.

Esta foi a quarta rodada de manobras militares em grande escala ao redor de Taiwan em pouco mais de dois anos, e Pequim não descartou o uso da força para tomar o controle da ilha de governo democrático.

China e Taiwan são governados separadamente desde o fim da guerra civil em 1949, quando as forças nacionalistas de Chiang Kai-shek se refugiaram nesta ilha após serem derrotadas pelos comunistas de Mao Zedong.

Veja também

Comissário europeu sugere promover 'retorno voluntário' de sírios a seu país
imigrantes

Comissário europeu sugere promover 'retorno voluntário' de sírios a seu país

EUA tem 'impressão' de que Netanyahu está pronto para acordo sobre reféns em Gaza
guerra

EUA tem 'impressão' de que Netanyahu está pronto para acordo sobre reféns em Gaza

Newsletter