Presidente pede chinês que tropas se intensifiquem na preparação para a guerra
O mandatário garantiu que o exército deveria "reforçar completamente o treinamento e a preparação para a guerra"
O presidente da China, Xi Jinping, pediu às tropas do país que intensificassem sua preparação para a guerra, informando os meios de comunicação estatais neste sábado (19), poucos dias após Pequim organizar exercícios militares em grande escala ao redor de Taiwan.
Xi fez esses comentários na quinta-feira, durante uma visita a uma brigada da Força de Foguetes do Exército, segundo a emissora estatal CCTV.
O mandatário garantiu que o exército deveria “reforçar completamente o treinamento e a preparação para a guerra” e “garantir que as tropas tenham forte capacidade de combate”, informou a CCTV.
Leia também
• Putin diz que integração da Rússia com a China é fator-chave para estabilidade global
• Bolsas da Europa fecham sem direção única, com sinais de melhora na China e BCE ainda em foco
• Vendas do iPhone 16 disparam 20% na China, com retomada da demanda
A China intensificou uma atividade militar ao redor de Taiwan nos últimos anos, enviando caças e outras aeronaves militares, enquanto seus navios mantêm uma presença quase constante nas águas da ilha.
Na segunda-feira, Pequim mobilizou caças, drones e navios de guerra para cercar Taiwan.
Esta foi a quarta rodada de manobras militares em grande escala ao redor de Taiwan em pouco mais de dois anos, e Pequim não descartou o uso da força para tomar o controle da ilha de governo democrático.
China e Taiwan são governados separadamente desde o fim da guerra civil em 1949, quando as forças nacionalistas de Chiang Kai-shek se refugiaram nesta ilha após serem derrotadas pelos comunistas de Mao Zedong.