Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
São João 2025

Principais polos do Recife viram verdadeiras "festas de interior" neste dia de São João (24)

No principal polo da festa, o Sítio Trindade, em Casa Amarela, uma multidão fazia filas e aguardava ansiosa para ocupar as arquibancadas do Pavilhão das Quadrilhas, na segunda noite do 21º Concurso de Quadrilhas Juninas Infantojuvenis

Movimentação no Sítio Trindade no dia de São JoãoMovimentação no Sítio Trindade no dia de São João - Foto: Rafael Melo/Folha de Pernambuco

A festa na Capital pernambucana não deixou nada a dever para as festas do Interior no dia dedicado a São João, celebrado nesta terça-feira (24).

As cores da decoração iluminada do Recife se misturaram ao xadrez e à chita das roupas tradicionais que crianças e adultos desfilavam pelos principais polos do Recife. 

No principal polo da festa, o Sítio Trindade, em Casa Amarela, uma multidão fazia filas e aguardava ansiosa para ocupar as arquibancadas do Pavilhão das Quadrilhas, na segunda noite do 21º Concurso de Quadrilhas Juninas Infantojuvenis, dia da premiação e anúncio da grande campeã mirim. 


Sítio Trindade
Se apresentaram na noite da terça (24) as quadrilhas Evolução, Raízes do Rosário, 4 de Outubro, Explosão, Brincant’s Show, Xilindró de Ritmos, Matulão e Raio de Sol.

As campeãs anunciadas no final da noite, foram: 1⁰ lugar, a Matutinho Dançante; 2⁰ lugar, Brincant’s Show, e 3⁰ lugar – Mirim Matulão. 

Gabriel Mariano da Silva, de apenas 12, foi o noivo da quadrilha Brincant’s Show, que se apresentou na noite dessa terça e tirou o segundo lugar no concurso. Para ele, foi difícil explicar o sentimento e a emoção da noite.

“Fiquei muito emocionado quando ganhamos o segundo lugar, estou muito emocionado, agora somos bicampeãos. O sentimento que fica é de muita gratidão e, agora, vamos descansar. Porque na quinta-feira (26), temos apresentação”, disse. 

No palco principal, noite de grandes atrações. Com DJ Pepe nos intervalos, se apresentaram Coco do Juremá, Liv Moraes, Irah Caldeira, Fafá de Belém e Geraldinho Lins. O público também chegou cedo para garantir um bom lugar.

Palco principal do Sítio Trindade no São João de 2025. // foto: Rafael Melo/Folha de PernambucoPalco principal do Sítio Trindade no São João de 2025. // foto: Rafael Melo/Folha de Pernambuco

As irmãs Cristina Maria Santana, 49, e Cícera Maria Santana, 54, são fãs da cantora Fafá de Belém. Elas contam que chegaram cedo, pouco antes das 19h, para garantir um bom lugar para assistir a apresentação da cantora, que subiu ao palco após as 21h.

“Foi maravilhoso! Assistir Irah Caldeira e Fafá de Belém, ao vivo, no Sítio Trindade. Todos os anos a gente vem, mas esse ano foi mais especial”, contou Cristina.

Rio Branco
No polo da Avenida Rio Branco, a paisagem do Marco Zero do Recife foi preenchida por famílias, com roupas juninas e muito xadrez com chita, que aproveitaram para registrar o momento nos ambientes instagramáveis do boulevard e criar memórias em meio as cores da decoração do São João 2025. 

Um dos sucessos deste ano foi a capivara Méry, que vestida de matuta tirava fotos com os pequenos e os adultos. Méry fez sua estreia no Natal e já é uma das favoritas do público, que formava filas para posar ao lado da estrela do Capibaribe. 

A administradora Katharine Telles levou a filha, Maria Cecília, de 6 anos, para aproveitar o dia de São João com as atrações infantis no polo da Rio Branco.

“Foi a maior diversão para ela, foi a primeira vez que viemos juntas. O que ela mais gostou foi, justamente, tirar foto com a Méry. Mas, para mim, o mais importante foi trazê-la para conhecer essa festa no centro do Recife”, afirmou a mãe. 

Para a secretária de cultura do Recife, Milu Megale, o sucesso do São João 2025 foi um reflexo da dedicação da secretaria de cultura para trazer o São João tradicional de Pernambuco à capital.

“A nossa programação quis trazer um São João Raiz, para mostrar às pessoas o que é o verdadeiro significado do São João no Recife. Vimos essa necessidade do Recifense de viver esse São João, muita gente não consegue se deslocar para ir para o interior, além de termos também muitos turistas chegando na cidade, então a gente faz da capital um grande arraial” declarou Megale.

Veja também

Newsletter