Próximas negociações EUA-Rússia sobre Ucrânia serão no domingo ou início da semana, diz Kremlin
Ainda não está claro se as autoridades estadunidenses se reunirão com as equipes ucraniana e russa no mesmo dia, ou se há a possibilidade de conversas entre as três partes
A Rússia anunciou nesta quinta-feira (20) que as próximas negociações com os Estados Unidos sobre a Ucrânia podem ocorrer neste domingo ou no início da semana que vem, já que Washington também planeja manter conversas com Kiev, na Arábia Saudita, nos próximos dias.
O presidente americano, Donald Trump, falou separadamente por telefone com seu colega russo, Vladimir Putin, e seu colega ucraniano, Volodimir Zelensky, no início desta semana.
Leia também
• Isenção de IR: Haddad diz que projeto foi estudado e oposição não terá motivos para não aprovar
• UE aborda segurança e defesa do bloco após guinada geopolítica de Trump
• Entenda por que Trump congelou R$ 1 bilhão de universidade devido à polêmica sobre atleta trans
"Pode não ser no domingo, os detalhes estão sendo acertados. Pode ser no começo, bem no começo, da semana que vem", afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.
Na quarta-feira, Zelensky afirmou que a Ucrânia e os Estados Unidos estão se preparando para se reunir nos "próximos dias" na Arábia Saudita.
Ainda não está claro se as autoridades americanas se reunirão com as equipes ucraniana e russa no mesmo dia, ou se há a possibilidade de conversas entre as três partes, nas quais Kiev e Moscou falem cara a cara.
O conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Mike Waltz, disse na quarta-feira que "equipes técnicas" da Rússia e dos Estados Unidos se reunirão em Riade "para se concentrar na aplicação e ampliação do cessar-fogo parcial que o presidente Trump acertou com a Rússia".
Putin rejeitou o cessar-fogo incondicional na Ucrânia proposto pelos Estados Unidos e só concordou em interromper os ataques à infraestrutura energética por 30 dias.

