Putin 'tem que entender' que Otan é uma aliança nuclear, diz França
O ministro das Relações Exteriores francês Jean-Yves Le Drian descreveu o presidente russo como um "ditador" e "cínico"
O presidente russo, Vladimir Putin, "tem que entender" que a Otan é uma aliança nuclear, disse o ministro das Relações Exteriores francês nesta quinta-feira (24), depois que o líder russo se gabou de seu arsenal nuclear após atacar a Ucrânia.
"Vladimir Putin tem que entender que a Aliança Atlântica também é uma aliança nuclear", disse o chanceler Jean-Yves Le Drian ao canal TF1.
De acordo com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) - uma aliança militar dos Estados Unidos e das principais potências europeias -, as armas nucleares de seus membros, França, Reino Unido e Estados Unidos, são um componente essencial de suas capacidades gerais de dissuasão e defesa.
Leia também
• Cientista político Antônio Henrique Lucena analisa conflito entre Rússia e Ucrânia
• Itamaraty prepara retirada de brasileiros que estão na Ucrânia
• Rússia tem superioridade aérea total sobre Ucrânia, diz agente de Inteligência
O ministro francês, que descreveu o presidente russo como um "ditador" e "cínico", também prometeu sanções europeias "espetaculares" que "irão ferir o coração" da Rússia.
Le Drian disse que a França está estudando uma série de pedidos de ajuda à Ucrânia, incluindo ajuda militar. "Fizeram para nós uma lista (de equipamentos militares), a estamos estudando para tentar responder da melhor forma possível à sua demanda", acrescentou.
Putin deu início à invasão da Ucrânia nesta quinta-feira, enfatizando que a Rússia ainda é uma das "maiores potências nucleares do mundo".

