Reino Unido e União Europeia fecham acordo histórico para a redefinição do Brexit
Enquanto os líderes se reuniam em Londres para uma cúpula muito aguardada, um alto ministro britânico disse que seu país havia garantido um novo acordo com o bloco
Reino Unido e União Europeia fecharam nesta segunda-feira um acordo histórico que visa fortalecer a cooperação em segurança e, ao mesmo tempo, eliminar alguns dos obstáculos comerciais introduzidos pelo Brexit.
O pacto foi concebido para ajudar as duas partes a trabalharem de forma mais estreita num momento em que os Estados Unidos sinalizam uma redução no seu compromisso com a segurança europeia.
Leia também
• UE corta projeções de crescimento da zona do euro, com impacto de tarifas nas exportações
• Protagonista de ''Malhação'', Daniela Carvalho viveu como faxineira na Europa: ''não é demérito''
• Presidente do Conselho Europeu se declara "chocado" com ofensiva israelense em Gaza
Ele também reflete a ambição do primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, de “redefinir” as relações com o bloco de 27 países, quase nove anos depois de os britânicos terem votado — por margem estreita — pela saída da União Europeia.
Nick Thomas-Symonds, ministro britânico sênior que participou de perto das negociações, classificou esta segunda-feira como um “dia histórico”, escrevendo nas redes sociais que o governo “conquistou um novo acordo com a UE”.

