Dom, 07 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
VATICANO

Retirada de selo do apartamento papal do Palácio Apostólico pode indicar onde Leão XIV irá morar

A reabertura do imóvel ocorreu ao término da oração do Regina Caeli, realizada na manhã deste domingo

Retirados os selos do apartamento papal do Palácio ApostólicoRetirados os selos do apartamento papal do Palácio Apostólico - Foto: Vatican Media/Reprodução

Desde o conclave que elegeu o Papa Leão XIV como sucessor do Papa Francisco, na última quinta-feira, as escolhas do novo Pontífice são acompanhadas de perto. Da escolha de seu nome, à sua primeira fala e desejos na primeira bênção, todas as ações são esperadas com expectativa. Para muitos, os atos do novo líder da Igreja Católica pode indicar o caminho que planeja seguir.

Ao final da oração do Regina Caeli, neste domingo, o Papa Leão XIV reabriu o apartamento papal do Palácio Apostólico, removendo os selos colocados na tarde de 21 de abril, após a morte do Papa Francisco, noticiou o Vatican News. O Pontífice argentino, no entanto, não residia no local, e sim na Casa Santa Marta, uma residência mais simples e acolhedora, desde sua eleição em 2013 até sua morte no mês passado.

A escolha da residência oficial oferece aos fiéis uma ideia da imagem que o novo Papa desejará transmitir ao mundo. A decisão que Prevost tomará dependerá, contudo, de várias variáveis: desde questões logísticas até aspectos de oportunidade e organização.

A reabertura do apartamento papal ocorreu na presença do Camerlengo da Santa Igreja Romana, cardeal Kevin Joseph Farrell; do secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin; do substituto para os Assuntos Gerais, dom Edgar Peña Parra; do secretário para as Relações com os Estados e Organizações Internacionais, dom Paul Richard Gallagher; e do regente da Casa Pontifícia, monsenhor Leonardo Sapienza.

A residência de Santa Marta
A Casa Santa Marta ou Residência Santa Marta – Domus Sanctae Marthae, em italiano – é o complexo hoteleiro que acolhe não apenas os cardeais em suas viagens a Roma, mas também – e principalmente – durante o conclave. A estrutura, com seu formato clássico em H, encontra-se a poucos passos da Basílica de São Pedro e tem vista para a Praça Santa Marta.

O hotel é composto por 105 suítes, 26 quartos individuais e um apartamento de representação, distribuídos em cinco andares. A contrução foi de João Paulo II entre 1992 e 1996. Cada quarto possui dormitório, escritório privado, sala de estar e banheiro. Durante o conclave, é o local de convivência e encontro dos cardeais. A escolha do local como residência por Francisco foi uma mudança inédita.

O Palácio Apostólico
No lado oposto da Praça de São Pedro está o Palácio Apostólico, edifício onde todos os domingos o papa aparece para o tradicional Angelus. É a única residência papal desde a Tomada de Roma em 1870.

O palácio, localizado à esquerda de quem olha para a Basílica de São Pedro, é bastante complexo e inclui também os Museus Vaticanos, a Biblioteca, diversas capelas e cerca de mil salas que abrigam muitos escritórios, inclusive alguns não diretamente ligados ao papa. O Papa Francisco costumava utilizar o edifício apenas para atividades formais, como cúpulas ou encontros com chefes de Estado.

 

Veja também

Newsletter