Qui, 25 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
CHUVAS

Rios de Pernambuco que atingiram cota de inundação voltam ao estágio normal, diz Apac

Agência atualizou situação nesta quinta-feira (22)

Rio Capibaribe, na altura de São Lourenço da MataRio Capibaribe, na altura de São Lourenço da Mata - Foto: Matheus Ribeiro/Folha de Pernambuco

Com a trégua dada pelas chuvas nesta quinta-feira (22), os rios que cortam o estado de Pernambuco voltaram ao estágio normal, de acordo com informações obtidas pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

Na última quarta-feira (21), o Rio Capibaribe Mirim, em Itambé, chegou aos 7,95 metros, e o rio Ipojuca, no Engenho Maranhão, atingiu cota de 5.69 metros, provocando, assim, estágio de inundação.

Rios como Tapacurá, em Vitória de Santo Antão; Capibaribe, na altura de São Lourenço da Mata; Ipojuca, em Primavera; e Jacuípe chegaram ao ‘nível de alerta’, de acordo com o boletim.

Segundo a Apac, todos os rios que chegaram ao nível de "inundação" voltaram ao estágio normal. O Capibaribe Mirim está em 4,53, e o Ipojuca, em 3,60 metros.

Atenção
O boletim mais atualizado da Apac, no entanto, chama a atenção para o Rio Amaraji, em Ribeirão; Rio Sirinhaém, em Gameleira; e Rio Jacuípe, que ainda estão em "nível de alerta".

Veja os níveis

Abastecimento de água
Ainda na quarta-feira (21), a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) anunciou que, por causa das fortes chuvas, o abastecimento foi suspenso em algumas cidades.

Ficaram com abastecimento comprometido:

Baixa qualidade da água dos mananciais
Segundo a Compesa, 16 unidades tiveram a operação suspensa devido à baixa qualidade da água dos mananciais, afetando os seguintes locais:

Falta de energia elétrica
Seis sistemas foram interrompidos pela ausência de energia elétrica nas unidades operadas pela Compesa. Os municípios afetados foram:

Veja também

Newsletter