Rússia tem 100.000 soldados perto de Pokrovsk, cidade-chave no leste da Ucrânia, diz Zelensky
Esta localidade tem uma importância estratégica para as tropas de Kiev, já que estão em uma interseção de vários caminhos
O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, alertou nesta sexta-feira (29) que a Rússia concentrou uma força de cerca de 100.000 soldados perto da cidade de Pokrovsk, no leste do país.
A situação na região de Pokrovsk é a mais "preocupante" atualmente, alertou Zelensky.
"O inimigo está se concentrando lá. Até 100.000 soldados, foi o que tivemos esta manhã. De qualquer forma, eles estão preparando ações ofensivas", disse o mandatário ucraniano a um grupo de veículos de comunicação, entre eles a AFP.
Leia também
• Ataques russos deixam 2 mortos na região ucraniana de Dnipropetrovsk
• EUA aprova venda de mísseis para a Ucrânia por US$ 825 milhões
• Trump: queremos parar guerra e mortes na Ucrânia, mas sem investimento direto
Esta localidade da região de Donestk tem uma importância estratégica para as tropas de Kiev, já que estão em uma interseção de vários caminhos.
O Exército russo, que ocupa cerca de 20% do território ucraniano, avança lentamente no leste há dois anos, embora tenha acelerado suas conquistas nos últimos meses.
Em julho, a Rússia afirmou que conseguiu tomar várias localidades na Ucrânia, sendo esta a primeira vez desde o início da invasão em fevereiro de 2022 que suas tropas entraram nesta região na fronteira com Donetsk.

