São João: Doutores da Alegria levam espetáculo junino a hospitais do Recife. Confira a programação
Recheada de forró e tradição, a peça Presepada de São João será encenada entre os dias 11 e 17 de junho em cinco unidades de saúde da capital pernambucana
O São João do Recife também será celebrado nos corredores hospitalares. Entre os dias 11 e 17 de junho, os Doutores da Alegria realizam o tradicional São Joãozinho, levando espetáculo, música ao vivo e muita animação para cinco hospitais públicos da capital pernambucana.
A programação começa na quarta-feira (11), às 10h, no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no bairro dos Coelhos. Na quinta (12), o grupo se apresenta às 9h30 no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC/UPE) e, em seguida, às 11h, no Procape, em Santo Amaro.
Na semana seguinte, no dia 16, a festa será às 10h, no Hospital da Restauração, no Derby. Encerrando a programação, no dia 17, a apresentação acontece às 10h no Hospital Barão de Lucena, na Iputinga.
Leia também
• São João 2025: com Chico César, Irah Caldeira e Josildo Sá, Caminhada do Forró celebra 20 anos
• Ritmo e sentimento: Roberto Cruz divulga músicas inéditas para o São João 2025
• São João do RioMar tem progamação gratuita com shows de Petrúcio Amorim, Nádia Maia e outros nomes
Em cada visita, os palhaços encenam a peça Presepada de São João, com duração de 40 minutos. Inspirada no cordel “A peleja do noivo que tentou enganar a noiva na festa de São João ou vice-versa”, a história é assinada por Arilson Lopes, coordenador artístico da unidade Recife dos Doutores da Alegria, que também dirige a montagem. A produção é de Nice Vasconcelos.
A trama gira em torno do apaixonado, porém medroso Dr. Gonda (Tiago Gondim), que foge ao descobrir que o pai da noiva é o temido Dr. Mircolino Lampião (Marcelino Dias). Na confusão, ele acaba se enrolando no vestido da noiva estendido no varal. Determinada, Dra. Baju (Juliana de Almeida) assume o papel de noivo, e o enredo se desenrola em meio a muita comédia nas alas pediátricas.
“As crianças que estão passando por internações longas, tratamentos que duram anos, provavelmente não terão a chance de brincar a festa em suas casas, na escola, na praça, então trazemos o arraial, o forró e a brincadeira do casamento matuto para o hospital”, explica Arilson Lopes.
A trilha sonora da peça é executada ao vivo pelo Trio Porta-Soro, formado por São Foneiro (Ricardo Lima), Santo Antônio (Dr. Dud Grud) na zabumba, e São João (Dr. Eu_Zébio) no triângulo. O repertório traz clássicos do forró pé -de-serra, com músicas de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Assisão e Elba Ramalho.
Confira a programação do São Joãozinho nos hospitais:
11/06 (quarta-feira), às 10h – Imip, Coelhos;
12/06 (quinta-feira), às 9h30 – HUOC/UPE, Santo Amaro;
12/06 (quinta-feira), às 11h – Procape, Santo Amaro;
16/06 (segunda-feira), às 10h – Hospital da Restauração, Derby;
17/06 (terça-feira), às 10h – Hospital Barão de Lucena, Iputinga.

