Seg, 08 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Campanha

Secretaria de Saúde de Pernambuco lança campanha para discutir importância do Teste do Pezinho

"Passos que importam" será lançada durante evento na sede da SES-PE

Teste do pezinhoTeste do pezinho - Foto: Divulgação

Em alusão ao “Dia Nacional do Teste do Pezinho”, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), com apoio da Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal e Erros Inatos do Metabolismo (SBTEIM), realiza, nesta terça (6), no auditório da sede da SES-PE, no Bongi, um evento para debater os avanços e desafios da triagem neonatal e a relevância do Teste do Pezinho. Na oportunidade, ocorreá, ainda, o lançamento da campanha “Passos que Importam”, uma estratégia de fortalecimento da rede de serviço neonatal do Estado. O encontro é voltado para profissionais de referência da Triagem Neonatal, das maternidades, da atenção básica, dos estudantes e da pós-graduação em saúde. 


O Teste do Pezinho é ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em Pernambuco, a rede estadual disponibiliza a todos os municípios o exame, com capacidade de detectar até seis doenças incluídas no Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN): fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. 


A coleta deve ser feita em todos os recém-nascidos, entre o terceiro e o quinto dia de vida. O diagnóstico precoce de patologias, por meio do exame, possibilita intervenções rápidas que ajudam no cuidado e no tratamento mais efetivo das doenças.

Para a Gestora de Regionalização do Estado, Bruna Dornelas, Pernambuco mais uma vez é destaque no território nacional. “Este ano, a data será comemorada com uma série de iniciativas visando o aperfeiçoamento e a qualificação da temática, dentre elas, o Web Seminário que contará com a presença de grandes referências regionais e nacionais”, enfatizou. 

Campanha “Passos que importam”

A campanha “Passos que importam” foi criada pela Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal e Erros Inatos do Metabolismo (SBTEIM) e pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco para informar a população sobre a importância do Teste do Pezinho. A iniciativa conta com o apoio do Grupo Mulheres do Brasil, Instituto Vidas Raras e Associações DONEM é AMAR. 

“Informar sobre a importância do Teste do Pezinho e da ampliação do exame é uma das nossas principais bandeiras no Instituto Vidas Raras. A informação pode salvar vidas. E é sempre muito importante podermos colaborar com essa causa”, comenta a presidente do Instituto Vidas Raras, Amira Awada. “A triagem neonatal é o primeiro passo para um futuro saudável, cheio de possibilidades e escolhas de todas as crianças e nunca deixaremos de lutar por isso, não importa quanto tempo leve e nem o quanto teremos que nos esforçar", completa Awada.

Como traz o edital, a formulação de uma cartilha informativa sobre a importância da triagem neonatal ficou a cargo de universidades da área de saúde, que elaboraram modelos diversos de folders, entre outros produtos de comunicação, e concorreram entre si. O material vencedor, que usou a linguagem de cordel, será distribuído nas unidades básicas de saúde.

Os vencedores foram: Júlio César Bernardino da Silva, do Centro Universitário Integrado de Saúde Amaury de Medeiros – Universidade de Pernambuco (CISAM-UPE), na categoria folder; Juliana Carla Barbosa, do Centro Universitário Tabosa de Almeida - ASCES/UNITA, na categoria vídeo, e Iago do Prado, da Universidade de Pernambuco, categoria áudio.


Serviços:

Data: 06 de junho de 2023.

Horário: 09 às 12h

Local: Auditório da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco- Bongi

Veja também

Newsletter