TI Aeroporto recebe ação de conscientização contra importunação sexual no transporte coletivo
Evento "Vamos pensar no coletivo. Importunação sexual é crime" ocorre nesta quinta-feira (11) para combater a importunação sexual dentro dos transportes públicos
Com a incidência de crimes de importunação sexual aumentando dentro dos transportes públicos, programações para combater a prática e evidenciar abusos desta natureza para evitar novas vítimas estão sendo realizadas pela Secretaria da Mulher.
Entre elas, o Governo de Pernambuco, por meio do Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), realiza a ação “Vamos pensar no coletivo. Importunação sexual é crime” nesta quinta-feira (11), a partir das 6h30, no Terminal Integrado Aeroporto, na Imbiribeira, Zona Sul do Recife.
Leia também
• Trem da Linha Sul do Metrô do Recife apresenta falha elétrica e causa transtornos entre os usuários
• Grande Recife Consórcio promove pesquisa e ouve usuários do transporte público
• Com R$ 32,2 milhões do BNDES, Mobibrasil vai comprar 40 ônibus euro 6 para a Grande Recife
O momento busca alertar a população, principalmente as mulheres, sobre a importância das denúncias das vítimas de importunação sexual dentro do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR), além de perceber quando alguém está sendo vítima deste tipo de crime.
Entre as atitudes previstas para a iniciativa, estão panfletagem direcionada aos passageiros, motoristas e funcionários do TI e orientações sobre como identificar os abusos e a gravidade do que é a importunação e assédio sexual por meio de uma conversa dinâmica.
Para levar ao conhecimento dos homens e das mulheres, também será disponibilizado material de enfrentamento à importunação sexual.
Praticar contra alguém e sem a sua anuência ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria luxúria ou a de terceiro, é considerado importunação sexual, com pena de reclusão de 1 (um) a 5 (cinco) anos, previsto na Lei nº 13.718, de 2018.
O usuário pode fazer através dos telefones das Polícia Militar (190), Grande Recife (0800.081.0158), e Secretaria da Mulher (0800.281.8187).
SERVIÇO
Ação “Vamos pensar no coletivo. Importunação sexual é crime.”
Data: 10/09
Local: Terminal Integrado Aeroporto
Horário: A partir das 6h30
Com informações da assessoria.

