Sobe para 16 o número de mortos em dois naufrágios entre Grécia e Turquia
Nenhuma informação adicional foi divulgada sobre a identidade dos sobreviventes
Pelo menos 16 migrantes, incluindo três menores, morreram afogados nesta quinta-feira (3) em dois naufrágios no Mar Egeu, que separa a Grécia e a Turquia, um na costa ocidental turca e o outro na ilha grega de Lesbos.
Na Turquia, a Guarda Costeira foi alertada pouco antes das 3h30 GMT (00h30 em Brasília) sobre o naufrágio de um barco inflacionado, que causou pelo menos nove mortes nas águas do distrito turco de Ayvacik (noroeste), cujas praias ficam a menos de 10 km de Lesbos.
“Os corpos de nove migrantes irregulares foram recuperados”, enquanto outros 25 foram resgatados com vida, informou a Guarda Costeira turca, especificando que as buscas continuam na área do naufrágio.
Nenhuma informação adicional foi divulgada sobre a identidade dos sobreviventes.
Leia também
• Naufrágio de barco de migrantes na costa da Turquia deixa nove mortos
• Naufrágio no Egito: veja quanto custa passeio em submarino que afundou e deixou seis turistas mortos
• Naufrágio de submarino turístico deixa seis mortos no Egito
Perto da costa turca, em Lesbos, uma das ilhas gregas no Mar Egeu, um naufrágio semelhante também ocorreu na manhã desta quinta-feira, deixando sete mortos, incluindo três menores, três mulheres e um homem.
Os 23 sobreviventes, cidadãos afegãos e sírios, foram transferidos para o centro de recepção de migrantes em Lesbos.
“O barco deles foi inundado e começou a afundar”, disse um porta-voz da Guarda Costeira grega à AFP, destacando que a busca por possíveis sobreviventes continua.
Os naufrágios são comuns durante essas viagens perigosas entre a costa turca e as ilhas gregas próximas, como Samos e Lesbos, pontos de entrada para a União Europeia.
Segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), quase 400 migrantes desapareceram ou foram recuperados mortos no Mar Mediterrâneo em 2025.

