Logo Folha de Pernambuco
clima

Temperaturas mais baixas e chuvas favorecem o combate a um megaincêndio no Canadá

O incêndio "fora de controle" devorou até metade da principal cidade do popular Parque Nacional Jasper, no oeste do Canadá

Nesta imagem de 24 de julho de 2024, obtida do Parque Nacional Jasper, no Canadá, a fumaça sobe de um incêndio florestal queimando no parqueNesta imagem de 24 de julho de 2024, obtida do Parque Nacional Jasper, no Canadá, a fumaça sobe de um incêndio florestal queimando no parque - Foto: Handout / Parque Nacional Jasper / AFP

A queda das temperaturas e as chuvas recentes devem ajudar os bombeiros que lutam contra o enorme incêndio que devastou parte da cidade turística de Jasper, no oeste do Canadá, disseram as autoridades nesta sexta-feira (26).

A cidade está localizada no coração do Parque Nacional Jasper, o maior do Canadá e que atrai 2,5 milhões de visitantes todos os anos por suas montanhas, geleiras, lagos e cachoeiras.

Entre 30% e 50% da cidade foi destruída por este incêndio, ainda considerado "fora de controle" e que já queimou mais de 36 mil hectares.

"As temperaturas caíram e a chuva começou pouco depois da meia-noite da noite passada", disse a Parks Canada, que administra os parques nacionais do país e coordena o combate a incêndios na área.

"Espera-se que a precipitação mantenha o comportamento do fogo em um nível baixo durante as próximas 72 horas", acrescentou a organização na sua última atualização sobre a situação.

Também está prevista a chegada de soldados do Exército, além de 400 bombeiros de Nova Zelândia, México e África do Sul.

Até o momento não há registro de vítimas, uma vez que os 25 mil moradores e turistas presentes na área foram retirados durante a madrugada de segunda para terça-feira, quando o incêndio aumentou repentinamente.

O incêndio foi causado por um raio na tarde de segunda-feira, segundo a Parks Canada, que relatou chamas com mais de 100 metros de altura.

Veja também

Newsletter