Trump assina ordem executiva com plano estratégico para implementação de AI nos EUA
A ordem, segundo Trump, visa reduzir a burocracia e tomar medidas para impulsionar as exportações para empresas de tecnologia dos EUA
O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou nesta quarta (23) uma ordem executiva com um "plano de ação estratégico" para a implementação de inteligência artificial (IA) no país.
Leia também
• Trump anuncia plano de inteligência artificial para tornar EUA líder mundial na tecnologia
• Volvo apresenta cinto de segurança com inteligência artificial que se adapta ao corpo e ao acidente
• Chefe da ONU pede que setor de Inteligência Artificial lidere transição energética
A ordem, segundo Trump, visa reduzir a burocracia e tomar medidas para impulsionar as exportações para empresas de tecnologia dos EUA. O governo também pretende incentivar essas empresas a construírem centros de dados necessários para treinar modelos de IA.
Uma das medidas prevê "fast track" - via acelerada - para permissões para data centers no território americano. Outra ordem prevê o uso dos instrumentos federais para promoção de modelos de IA americanos no exterior, com o intuito de garantir a dominância futura dos EUA nessa indústria, enquanto outra medida visa estabelecer modelos de IA que sejam ideologicamente neutros.
"Precisamos de regulamentação federal" para o setor, apontou ele, acrescentando que os "EUA irão ganhar a corrida de IA".

