Ucrânia anuncia reconquista de localidade no norte do país
Pequena localidade fica na fronteira entre a Rússia e a Ucrânia, cerca de vinte quilômetros a oeste da principal zona de combates
A Ucrânia anunciou neste domingo (10) que reconquistou uma pequena localidade fronteiriça na região de Sumi, no norte do país, um raro sucesso contra o Exército russo que há semanas avança na frente leste.
"As forças ucranianas libertaram e limparam completamente de ocupantes russos a localidade de Bezsalivka, na região de Sumi", anunciou o Estado-Maior do Exército no Telegram.
Essa pequena localidade fica na fronteira entre a Rússia e a Ucrânia, cerca de vinte quilômetros a oeste da principal zona de combates entre os dois exércitos nesta região.
Leia também
• Países árabes querem comprar mais produtos do agro do Brasil em alternativa aos EUA
• Tarifas de Trump sobre o Brasil são 'mais um latido que uma mordida', diz The Economist
• Brasil amenizará efeitos do tarifaço com novos mercados, diz ministro
Moscou lançou uma ofensiva em Sumi depois de expulsar, em abril, as forças ucranianas da região russa de Kursk, à qual ocupavam uma pequena parte desde o verão de 2024.
As tropas russas encontram-se a aproximadamente vinte quilômetros da capital regional homônima, que tem sido alvo de bombardeios mortais.
No entanto, a maior parte dos combates ocorre no leste do país, onde o Exército russo, que invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022, avança nos últimos meses contra um adversário menos numeroso e pior equipado.

