Ucrânia ordena novas evacuações no leste diante de avanço russo
Governador justificou a medida pela intensidade dos bombardeios no oblast e pelo perigo que representam
A Ucrânia ordenou nesta quinta-feira (14) novas evacuações em uma área do oblast de Donetsk (leste) que inclui a cidade de Druzhkivka, após o rápido avanço do Exército russo nos últimos dias.
"Começamos a evacuação obrigatória das famílias com crianças da cidade de Druzhkivka" e de várias aldeias próximas, declarou o governador do oblast (região administrativa) de Donetsk, Vadym Filachkin, informando que ainda há 1.879 crianças na área.
O governador justificou a medida pela intensidade dos bombardeios no oblast e pelo perigo que representam, sem fazer referência direta ao avanço russo.
Leia também
• Em conversa com Milei, Zelensky agradece apoio do argentino por 'paz justa' na Ucrânia
• Trump diz não saber se haverá cessar-fogo imediato na Ucrânia após encontro com Putin
• Trump quer esgotar todas as opções para fim pacífico de guerra na Ucrânia, diz Casa Branca
O Exército russo tem progredido em um ritmo incomumente rápido neste setor estratégico da frente oriental.
O avanço ocorre pouco antes da esperada cúpula entre Donald Trump e Vladimir Putin, prevista para sexta-feira no Alasca.
Um mapa publicado pelo DeepState, um site que acompanha o andamento da guerra, mostra um estreito corredor agora sob controle russo e que poderia representar uma ameaça para a cidade de Dobropillia, ao noroeste de Pokrovsk, epicentro dos combates.
As forças russas alcançaram na terça-feira seu maior avanço em 24 horas em território ucraniano em mais de um ano, segundo uma análise da AFP baseada em dados do Instituto para o Estudo da Guerra dos Estados Unidos (ISW), que trabalha em conjunto com o Critical Threats Project (CTP).

