Unidade da Compesa em Ipojuca é assaltada, e abastecimento de água na região é comprometido
Homens armados e encapuzados invadiram o local na noite dessa quarta-feira (16), renderam o vigilante e o operador; áreas do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca foram prejudicadas
Uma unidade operacional da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) foi assaltada e depredada na noite dessa quarta-feira (16). A ação criminosa aconteceu na Estação Elevatória de Bita (sistema de bombeamento), localizada em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife (RMR).
Segundo comunicado da companhia, homens armados e encapuzados invadiram o local, renderam o vigilante e o operador. Os dois passam bem.
Leia também
• Agreste: motociclista morre após colidir em van que levava pacientes para exame oftalmológico
• Olinda: criança de 1 ano e 8 meses morre após se afogar em caixa d'água no bairro de Jatobá
Os criminosos depredaram parte da estrutura física da unidade, danificaram equipamentos, roubaram toda a fiação e componentes elétricos.
Ação dos criminosos em unidade da Compesa | Foto: Compesa/DivulgaçãoAinda de acordo com a Compesa, a invasão da estação afetou o abastecimento de água de áreas do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca.
"As barragens de Bita e Utinga compõem o Sistema Suape. Em razão do furto, apenas Utinga está em operação, o que reduz a produção deste sistema", detalhou a Compesa.
O abastecimento está suspenso nos seguintes locais: Nossa Senhora do Ó, Gaibu, praia de Suape, Vila Nazaré, Ipojuca (área plana), Muro Alto, Porto de Galinhas e distrito industrial de Suape.
A unidade de Bita já recebeu investimentos da Coordenação de Patrimônio da Compesa, a exemplo de reforço de segurança armada, instalação de câmeras de vídeo e concertinas.
A Compesa, para evitar novos furtos, vai trocar toda a fiação elétrica em cobre por alumínio, sem valor comercial. A companhia vai registrar, nesta quinta-feira (17), o Boletim de Ocorrência sobre o ocorrido.
"Todos os esforços serão empreendidos pelos técnicos da Compesa para o restabelecimento da operação da unidade de Bita com a maior brevidade possível", finalizou.
Por meio de nota, a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) informou que registrou, por meio da Delegacia da 43ª Circunscrição - Porto de Galinhas, a ocorrência de roubo em estabelecimento comercial ou de serviços.
"As investigações foram iniciadas e seguem até o esclarecimento do caso", disse a PCPE.

