Vaticano expressa pesar pela morte de dom Henrique Soares
Bispo de Palmares faleceu vítima da Covid-19 em 18 de julho
Em carta enviada à Diocese de Palmares, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, o secretário de estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, representando o papa Francisco, expressou pesar pela morte de dom Henrique Soares. O bispo de Palmares faleceu aos 57 anos, em 18 de julho, vítimas das complicações da Covid-19.
A mensagem afirma que o papa Francisco recebeu com grande pesar o falecimento de dom Henrique. “O Santo Padre me confiou certificar à Diocese de Palmares da sua solidariedade nesta hora de tristeza e orfandade pela morte de seu zeloso pastor que por seis anos apascentou procurando dar pleno cumprimento aos desígnios de Deus tanto para o povo pernambucano como àqueles que o seguiam através das redes sociais”, diz o texto.
Na carta, o papa Francisco ainda encoraja aqueles que se beneficiaram pelo apostolado do bispo de Palmares a dar continuidade à missão evangelizadora da Igreja no Brasil. “O Sucessor de Pedro implora para dom Henrique o prêmio prometido pelo Divino Mestre aos seus discípulos fiéis”, completa.
Leia também
• Bispo de Palmares morre vítima da Covid-19
• Papa denuncia 'inferno' dos campos de detenção de migrantes na Líbia
• Bispo de Palmares testa positivo para a Covid-19
O texto é encerrado com uma bênção apostólica ao clero, consagrados e fiéis leigos da Diocese de Palmares. “A comunidade diocesana [é exortada] a seguir o rasto de paz e bem por ele [dom Henrique] deixado, sabendo que não caminha só, mas com Cristo seu Senhor”, finaliza a carta.
A diocese ainda recebeu uma carta de condolências do então Núncio Apostólico no Brasil, o representante do papa no País, dom Giovanni d’Aniello. “Dom Henrique deixa a vocês todos um legado de dedicação total e completa à vontade de Deus, numa atitude de absoluta confiança no Senhor da vida, como ele testemunhava em várias falas e, como soube, até mesmo antes de morrer”, declara.
Sucessão de dom Henrique
Após a morte dom Henrique, o colégio de consultores escolheu o vigário-geral de Palmares, padre Norberto Penzkölfer, como administrador da diocese. Ele ficará à frente da administração até o papa Francisco escolher o bispo sucessor.

