'Vista cansada': O que é astenopia e como detectar os principais sintomas da fadiga visual
Essa síndrome ocular afeta quem realiza atividades diárias em curtas distâncias por várias horas seguidas
Muitos empregos, hoje, exigem que o funcionário passe uma quantidade significativa de tempo em frente às telas de dispositivos eletrônicos. Estes hábitos aumentaram também a frequência de novas patologias, segundo a Sociedade Espanhola de Oftalmologia.
Problemas como a astenopia se tornaram mais comuns. Também conhecida como fadiga visual ou vista cansada, este termo refere-se a um conjunto de desconfortos resultantes do esforço excessivo da estrutura ocular após a realização de tarefas que exigem mais da visão por um período prolongado e sem interrupções, seja de perto ou de longe.
O portal especializado Cinfasalud explica que, além dos sintomas oculares e visuais como dor, ardor e vermelhidão nos olhos, visão turva, fadiga prematura, sensação de tensão ocular e problemas de concentração, a astenopia pode abranger outros aspectos físicos extraoculares, como dores de cabeça e dores no pescoço, ombros e costas.
Para prevenir ou reduzir estes sintomas, os especialistas recomendam a aplicação de regras e recomendações de higiene visual para controlar os fatores que podem prejudicar a visão. “Essas orientações são especialmente importantes no caso de realização de atividades com telas por pelo menos quatro horas seguidas (também chamada de cansaço visual digital)”, explica Cinfasalud.
Leia também
• Embaixada do Brasil monitora tensão após brasileiros terem sido feridos em ataque no Líbano
• Com show de Marta, Brasil goleia Jamaica por 4x0 em amistoso na Arena de Pernambuco
• Liga das Nações: Brasil arranca vitória contra Itália e segue 100%
Sintomas
Se você está preocupado em sofrer de astenopia ou fadiga ocular, estes são alguns dos sintomas aos quais você deve prestar atenção:
Dor nos olhos ou ao redor deles.
Cansaço e peso nos olhos e/ou pálpebras.
Coceira ou ardor.
Leve inchaço e vermelhidão.
Olhos secos ou lacrimejantes.
Problemas para focar em uma imagem nítida à distância.
Visão turva ou dupla.
Problemas para manter os olhos abertos.
Maior sensibilidade à luz de telas digitais ou outras fontes de luz.
Você também deve ficar atento aos sintomas não oculares:
Dor de cabeça ou sensação de congestão.
Dor e/ou contratura cervical, nas costas e/ou ombros.
Dificuldades de concentração.
Vertigem.
Náuseas.
É importante lembrar que você deve consultar um especialista para tratar qualquer desconforto ocular que seja motivo de preocupação.

