Vulcão Kilauea, no Havaí, entra em erupção com colunas de lava de até 300 metros; assista
Kilauea é um dos vulcões mais ativos do mundo
O vulcão Kilauea, no Havaí, entrou em erupção, na tarde de domingo. Esse é o 23º episódio da atual erupção do Kilauea, que teve início em 23 de dezembro de 2024. Neste episódio, o vulcão expeliu colunas de lava a mais de 300 metros acima do Havaí, de acordo com vulcanologistas dos EUA.
O Kilauea é um dos vulcões mais ativos do mundo. Ele possui aproximadamente 1.247 metros de altura acima do nível do mar e apresenta atividade constante, com erupções regulares que, em alguns casos, duram anos.
Wow, that’s amazing! It’s risen so high now—just look at it! #Kilauea #Hawaii pic.twitter.com/1hRk03gNcX
— Weather Monitor (@WeatherMonitors) May 26, 2025
Em 2018, uma erupção intensa envolveu a evacuação de milhares de pessoas, destruiu mais de 700 casas e mudou significativamente a paisagem local, incluindo o desaparecimento do lago de lava da cratera Halemaʻumaʻu.
Leia também
• Vulcão lança enorme coluna de cinzas ao ar nas Filipinas
• Erupção de vulcão obriga evacuação de povoado pesqueiro na Islândia
• Voos são cancelados na Indonésia devido à erupção de vulcão em Bali; vídeo
Desde 2020, o Kilauea continua apresentando atividades intermitentes, como o reaparecimento do lago de lava na cratera, evoluindo continuamente o terreno ao seu redor. Além de sua relevância geológica, o vulcão tem grande importância cultural para os havaianos. Ele é considerado sagrado e associado à deusa do fogo e dos vulcões, Pele.

