COP30: parlamentares estrangeiros debatem no Rio o papel do legislativo contra mudanças climáticas
Entre os participantes confirmados, estão representantes do Parlamento Europeu, África do Sul, Nigéria, Indonésia, Azerbaijão, Canadá, Chile e Reino Unido
Representantes de parlamentos de diferentes países vão discutir na Câmara Municipal do Rio, nesta quarta-feira, o papel do legislativo no combate à emergência climática. No encontro, deputados federais, estaduais, vereadores e especialistas do Brasil e do exterior tentarão alinhar estratégias e criar uma rede global para atuação nos temas ambientais. Chamado de Fórum Parlamentar pré-COP30, o evento faz parte da Semana de Ação Climática do Rio (Rio Climate Action Week).
O encontro é organizado por instituições como a Organização Global dos Legisladores (Globe Legislators), a Plataforma Cipó e o Observatório Parlamentar das Mudanças Climáticas e Transição Justa.
Leia também
• Indústria cria plataforma para divulgar práticas sustentáveis
• Helder Barbalho, sobre COP30: preços de hospedagem estão chegando em "patamar razoável"
• COP30: Brasil mostra soluções para conter crise climática
Ao todo, serão nove painéis com assuntos variados visando encontrar soluções para problemas de emergência climática, com ênfase em legislação ambiental, mercados de carbono e financiamento verde.
— O Fórum Parlamentar reforça a importância do papel estratégico dos Legislativos na busca por soluções concretas para os desafios urbanos e ambientais que vivemos — disse o vereador Carlo Caiado, presidente da Câmara Rio.
A expectativa é que o encontro ajude a alinhar estratégias e consolidar uma rede global de atuação legislativa sobre o tema. Entre os participantes confirmados estão a senadora canadense Rosa Galvez, o senador chileno Ricardo Lagos, o deputado britânico Barry Gardiner, além de representantes do Parlamento Europeu, da África do Sul, da Nigéria, da Indonésia e do Azerbaijão.
Do Brasil, participam nomes como as deputadas federais Dandara Tonantzin (PT-MG) e Talíria Petrone (PSOL-RJ), o deputado Nilto Tatto (PT-SP), além de parlamentares estaduais de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro.
A presença internacional se soma à atuação de vereadores brasileiros que vêm tentando inserir a pauta climática nas agendas locais. Representantes de municípios como Balneário Camboriú (SC), Piracicaba (SP) e Porto Alegre (RS) também integram os debates, ao lado dos vereadores cariocas Diego Faro (PL), Vitor Hugo (MDB), Zico (PSD) e William Siri (sem partido).

