Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
BRASIL

CPI do INSS: Motta anuncia deputado do seu partido como relator da comissão

Presidente da Câmara escolheu Ricardo Ayres, do Tocantins

Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados do BrasilHugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados do Brasil - Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) anunciou nesta sexta-feira que o relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS será seu correligionário Ricardo Ayres, do Tocantins. O presidente será o senador Omar Aziz (PSD-AM).

"Desejo a ele e todos os integrantes um excelente trabalho nessa pauta tão relevante para o país", disse Motta em suas redes sociais.

Ricardo Ayres está em seu primeiro mandato e é vice-líder do partido na Câmara dos Deputados desde 2023. Na Casa, tem se alinhado com pautas do governo federal, como a recuperação de rodovias no Tocantins.

Em 2024, ele foi favorável à aprovação do PL 363/2025, que destina até R$ 3 bilhões anuais para o fomento à cultura em municípios e estados brasileiros. Este projeto recebeu forte apoio do governo federal e foi sancionado com vetos parciais pelo presidente Lula.

 

Em um discurso na Câmara dos Deputados, Ayres reconheceu os desafios enfrentados pelo governo para manter as contas equilibradas e alcançar as metas estabelecidas, destacando a importância do diálogo, previsibilidade e justiça tributária nas políticas públicas. Ele enfatizou que sua posição não é uma oposição ao governo, mas sim um compromisso com a responsabilidade fiscal e com a defesa dos cidadãos brasileiros.

— Quero deixar claro: tenho compromisso com a responsabilidade fiscal e com a estabilidade econômica do nosso país. Compreendo os desafios que o governo federal enfrenta para manter as contas equilibradas e alcançar as metas estabelecidas. No entanto, é fundamental que essas soluções venham acompanhadas de diálogo, previsibilida de e justiça tributária — disse.

Em julho de 2024, durante uma reunião com o presidente Lula para a sanção de projetos, Ayres afirmou:

— Como deputado, não importa quem esteja na presidência, sempre atuarei pelo bem do país e, de maneira especial, pelo Tocantins. As divergências devem ser deixadas nas eleições, e o mandato serve para trabalhar pelo bem comum, não para causar intrigas que atrapalhem o crescimento do Brasil.

Veja também

Newsletter