Sex, 19 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
CORREIOS

Em crise financeira, Correios fazem primeira troca de diretores da nova gestão

Afastamento foi definido em reunião do Conselho de Administração dos Correios na terça-feira

Emmanoel Schmidt Rondon, novo presidente dos CorreiosEmmanoel Schmidt Rondon, novo presidente dos Correios - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Os Correios fizeram a primeira troca na diretoria desde a chegada do novo presidente, Emmanoel Schmidt Rondon, que tem a missão de reestruturar a empresa em meio à maior crise de sua história.

O afastamento de pessoas ligadas à gestão anterior, de Fabiano Silva, é considerado crucial para o andamento das negociações sobre o empréstimo de R$ 20 bilhões que os Correios estão pleiteando junto a bancos, como o BB e a Caixa.

Como adiantou o jornal O Globo, deixaram a empresa os executivos Juliana Picoli Agatte, que comandava a área de Governança e Estratégia, Getúlio Marques Ferreira, de Gestão de Pessoas, e Sérgio Kennedy Soares Freitas, que era diretor de Operações.

O afastamento foi definido em reunião do Conselho de Administração dos Correios na terça-feira (6).

Nesta quarta, os ex-diretores se despediram das equipes. No site da empresa, já constam os nomes de dois substitutos: Luiz Cláudio Ligabue em Governança e Estratégia e José Marcos Gomes, que foi superintendente dos Correios em São Paulo durante o governo de Jair Bolsonaro, em Operações.

O cargo na diretoria de Gestão de Pessoas deve ser ocupado por Natália Teles da Mota, atual diretora-executiva da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), mas a cadeira ainda está vaga no site da empresa.

A estratégia do governo é tentar imprimir uma gestão mais profissional para o Correios, que enfrenta uma crise financeira sem precedentes. No primeiro semestre, o prejuízo da empresa foi de R$ 4,3 bilhões. A estatal corre para fechar a operação até a primeira quinzena deste mês, porque precisa honrar compromissos financeiros.

As mudanças foram confirmadas em nota pelos Correios. "Todos foram escolhidos com base em experiência comprovada e alinhamento aos princípios de governança e transparência que orientam a atual administração", afirma o texto. "Com diferentes trajetórias e ampla vivência em instituições públicas e privadas, a nova composição da diretoria representa os valores que orientam o novo rumo da empresa e o avanço das ações de reestruturação em curso".

Veja também

Newsletter