Everardo Maciel, xerife da Receita Federal na era FHC, no podcast da próxima terça-feira (19)
Ele, que já foi também secretário da Fazenda de Pernambuco, vai abordar temas como os efeitos do tarifaço americano de 50% na economia brasileira
Meu podcast ‘Direto de Brasília’, em parceria com a Folha de Pernambuco, traz, na próxima terça-feira (19), o ex-secretário da Receita Federal Everardo Maciel. Na era FHC, Everardo se destacou como um dos mais eficientes integrantes da equipe econômica e, hoje, é um crítico implacável da política econômica de Lula.
Everardo, que já foi também secretário da Fazenda de Pernambuco, vai abordar temas mais amplos, como os efeitos do tarifaço americano de 50% na economia brasileira, a proposta de reforma tributária e a discussão da taxação das grandes fortunas.
Natural de Pesqueira, Everardo é engenheiro com especialização em geologia. Fez pós-graduação na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Exerceu diversos postos na administração pública como secretário de Fazenda em Pernambuco, de 1979 a 1982; secretário de Educação também em Pernambuco, em 1983; secretário-geral do Gabinete Civil da Presidência da República, em 1986; e secretário da Fazenda e Planejamento no Distrito Federal, de 1991 a 1994.
Esteve por oito anos à frente da Receita Federal a convite do ministro Pedro Malan, sendo a maior gestão ininterrupta na Instituição, na qual houve aumento expressivo da arrecadação e do número de declarantes a partir da informatização da entrega da Declaração do Imposto de Renda.
O podcast ‘Direto de Brasília’ vai ao ar das 18h às 19h com transmissão pelo YouTube da Folha de Pernambuco e do meu blog, incluindo também cerca de 165 emissoras de rádio no Nordeste.
Retransmitem o programa a Gazeta News, do Grupo Collor, em Alagoas, a Rede Mais Rádios, com 25 emissoras, na Paraíba, e a Mais-TV, do mesmo grupo, sob o comando do jornalista Heron Cid. Ainda a Rede ANC, do Ceará, formada por mais de 50 emissoras naquele estado, além da LW TV, de Arcoverde.
Os parceiros neste projeto são o Grupo Ferreira, de Santa Cruz do Capibaribe, a Autoviação Progresso, o Grupo Antonio Ferreira Souza, a Água Santa Joana, a Faculdade Vale do Pajeú e o grupo Grau Técnico.

