Indonésia entra em alerta máximo devido à erupção de vulcão
Lewotobi Laki-Laki produziu nuvens de cinzas que chegam dois quilômetros acima do cume
O vulcão Lewotobi Laki-Laki, na Indonésia, entrou em erupção nesta quarta-feira, enviando nuvens de cinzas dois quilômetros acima do seu cume, levando as autoridades a declarar alerta máximo. A erupção ocorreu após semanas de atividade vulcânica na montanha, localizada na ilha oriental de Flores, e levou o governo local a emitir ordens de evacuação para os residentes da área.
As autoridades locais estabeleceram dois abrigos temporários que atualmente abrigam 5.000 pessoas, disse à AFP o funcionário local Benediktus Bolibapa Herin. O Centro de Mitigação de Desastres Vulcanológicos e Geológicos (PVMBG) elevou o nível de alerta para Lewotobi Laki-Laki e impôs uma zona de exclusão de quatro a cinco quilómetros em torno da cratera.
O chefe do PVMBG, Hendra Gunawan, pediu aos moradores da região que fiquem atentos a possíveis inundações. Ele acrescentou em um comunicado que as pessoas deveriam usar máscaras “para evitar danos causados pelas cinzas vulcânicas ao sistema respiratório”.
Leia também
• Colisão de trens na Indonésia deixa três mortos e 28 feridos
• Número de mortos em explosão de fábrica de níquel na Indonésia sobe para 18
• Sobe para 22 número de alpinistas mortos em erupção de vulcão na Indonésia
O país arquipélago do Sudeste Asiático está localizado no Anel de Fogo do Pacífico, área de intensa atividade vulcânica e sísmica, e possui cerca de 130 vulcões em seu território.

