Seg, 08 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Câmara dos Deputados

Líder do PT pede cassação de Eduardo por "voltar a ameaçar" Alcolumbre e Motta com sanções

A fala do deputado bolsonarista também foi classificada como 'altamente reprovável pelo governador do RS, Eduardo Leite

Lindbergh Farias, líder do PT na Câmara dos DeputadosLindbergh Farias, líder do PT na Câmara dos Deputados - Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O líder do PT na Camara , Lindbergh Farias (PT), criticou o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por "voltar a ameaçar" a imposição de sanções contra os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre.

Em entrevista ao GLOBO, o parlamentar disse que ambos podem "entrar no radar das autoridades americanas" caso não pautem o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e a anistia dos envolvidos na trama golpista.

"Além de sequestrar os plenários da Câmara e do Senado com atos de intimidação e tumulto, agora ameaça pela terceira vez os presidentes das duas Casas com sanções internacionais", escreveu Lindbergh em um post no X. Ele também afirmou que a movimentação seria "a tentativa escancarada de subordinar o Congresso Nacional à chantagem de uma potência estrangeira num ataque frontal à soberania brasileira".

No Planalto, a manifestação de Eduardo foi vista como um sinal de radicalização e indicativo de que Eduardo joga contra o país.

Na mesma publicação, o líder do PT também voltou a defender a cassação de Eduardo e de outros parlamentares envolvidos por "subversão da ordem constitucional e defesa intransigente da democracia". "Há pautas urgentes a votar, como a isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil reais, e o país não pode ser refém de traidores da pátria", completou.

O mesmo argumento foi repetido pela ministra da Relações Instirucionais, Gleisi Hoffmann, que também mencionou as votações previstas sobre temas como a PEC da Segurança Pública e isenção da conta de luz pra quem consome até 80 kW. "O povo brasileiro não pode carregar nas costas o peso de Jair Bolsonaro", ela disse no X.

Já o governador do Rio Grande do Sul e pré-candidato à presidência, Eduardo Leite (PSD), em entrevista à Globonews nesta tarde, criticou diretamente a fala de Eduardo sobre a articulação de novas sanções contra o Brasil após a prisão domiciliar de seu pai. Ao GLOBO, o parlamentar afirmou que levou a decisão de Moraes "ao conhecimento das autoridades americanas" e disse que espera uma reação tanto do secretário do Departamento de Estado, Marco Rubio, quanto do presidente americano Donald Trump.

— Altamente reprovável, não só essa manifestação, mas como toda a ação de Eduardo e da família Bolsonaro nesse processo porque eles são os responsáveis. O deputado Eduardo Bolsonaro evoca a responsabilidade e afirma que está articulando por mais sanções, mais ataques do ponto de vista tarifário para o Brasi — disse Leite à Globonews.

Veja também

Newsletter