Lula no exterior, Bolsonaro em Angra, ministra na Sapucaí: veja como será o carnaval dos políticos
Presidente será acompanhado no Uruguai pela deputada federal Gleisi Hoffmann, recém escolhida para assumir a Secretaria de Relações Institucionais
A folia do Momo chegou, e políticos de diferentes matizes aproveitam os quatro dias de folga de formas igualmente distintas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inicia o sábado de carnaval em Montevidéu, cumprindo sua primeira agenda internacional após o acidente no fim de 2024.
Ele será acompanhado na agenda pela deputada federal Gleisi Hoffmann (PT), recém-escolhida para assumir como ministra a Secretaria de Relações Institucionais (SRI). Enquanto isso, o ex-presidente Jair Bolsonaro troca Brasília pela casa de praia em Angra dos Reis (RJ), na Vila de Mambucaba.
Leia também
• Raquel Lyra destaca investimentos em segurança para o Carnaval de Pernambuco
• Humberto aposta na recuperação da popularidade de Lula e avalia impacto da reforma ministerial
Outros ministros do governo, como Anielle Franco, vão desfilar na Marquês de Sapucaí, no Rio, assim como a deputada Erika Hilton (PSOL). Já políticos de Pernambuco têm presencia confirmada no tradicional bloco Galo da Madrugada.
Lula em Brasília
O presidente viajou nesta sexta-feira para o Uruguai, para a posse de Yamandú Orsi, que ocorre neste sábado pela manhã. Lula volta a Brasília na noite deste sábado, e deve passar o feriado entre o Palácio da Alvorada e a Granja do Torto, sem compromissos públicos. A viagem é a primeira internacional após o acidente ocorrido em dezembro.
Bolsonaro em Angra
O ex-presidente deixou Brasília na última quinta-feira em direção ao Rio de Janeiro e seguiu para Angra dos Reis, onde possui uma casa na Vila de Mambucaba, na Costa Verde do estado. A previsão é que Bolsonaro retorne para a capital federal a partir da quarta-feira de cinzas. A data é um dia antes do prazo final dado à defesa do ex-presidente pelo ministro Alexandre de Moraes para responder à denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no dia 19 de fevereiro. O prazo expira em 6 de março.
Ministra e deputadas na Sapucaí
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, aceitou o convite da Mangueira para desfilar na Sapucaí, no domingo. A escola vai levar para a Avenida a história da contribuição negra e bantu para a construção do Rio de Janeiro. Em 2019, a agremiação venceu a disputa com um samba-enredo que levava o nome da irmã da ministra, Marielle Franco (assassinada em 2018), em sua letra.
Com enredo sobre a história da primeira travesti não indígena brasileira, Xica Manicongo, a Paraíso do Tuiuti confirmou as deputadas federais Erika Hilton (PSOL-SP) e Duda Salabert (PDT-MG) para participar do desfile, na terça-feira. Outras políticas, como a vereadora paulistana Amanda Paschoal (PSOL) e a deputada estadual pelo Rio Dani Balbi (PCB), também confirmaram presença.
João Campos e Tabata
Um ano após "fazer nevar" os fios durante o carnaval, o prefeito de Recife João Campos trocou a foto do perfil nas redes sociais para anunciar a chegada das festividades na capital pernambucana. O prefeito já recheou seu perfil no Instagram com shows no Marco Zero, e dançando brega agarrado à namorada, a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP). Ele deve participar do bloco Galo da Madrugada neste sábado.
Raquel Lyra
A governadora de Pernambuco também vai participar do tradicional bloco Galo da Madrugada, em Recife, neste sábado.
Alcolumbre na Amazônia
Presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União) escolheu passar o feriado no sambódromo de Macapá para assistir ao "maior carnaval da Amazônia". Nas redes sociais, o senador convidou os apoiadores para o encontrarem no “sambódromo e vibrar juntos” no desfile.
O parlamentar desfila na avenida com a escola Império da Zona Norte, que este ano homenageia os avós dele, Isaac Menahem Alcolumbre e Alegria Peres, com o enredo "Isaac e sua Alegria: um conto de amor na passarela da folia".
"Uma linda celebração ao legado de amor, trabalho e dedicação que eles deixaram para o Amapá", disse o senador nas redes sociais.

