Seg, 08 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
justiça

Zanin libera entrada de celulares em julgamento de trama golpista após polêmica

Equipamentos foram lacrados em sessão anterior da Primeira Turma do STF

Cristiano Zanin, ministro do STFCristiano Zanin, ministro do STF - Foto: Gustavo Moreno/STF

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu liberar a entrada de celulares no julgamento do chamado núcleo quatro da suposta trama golpista, que ocorre nesta terça-feira, sem a necessidade de lacrar os equipamentos, como ocorreu na sessão anterior. A medida havia gerado polêmica e foi criticada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Continua a restrição, no entanto, para falar ao celular durante a sessão, filmar ou fotografar. Essas regras são comuns em julgamentos no STF e de outras cortes.

 

No julgamento da denúncia contra o segundo núcleo da trama golpista, ocorrido no mês passado, houve a determinação de que todos os celulares do público deveriam ser lacrados. Após a sessão, a OAB afirmou que "recebeu com surpresa e irresignação a decisão" e disse que a ordem restringia uma prerrogativa da advocacia.

Na semana passada, Zanin reuniu-se com integrantes da instituição e afirmou que a medida foi tomada em caráter excepcional, diante de questões específicas daquele julgamento.

Um dos motivos da decisão foi o fato de que um dos integrantes do núcleo 2, o ex-assessor presidencial Filipe Martins, está proibido de dar entrevistas e aparecer em vídeos de terceiros.

Veja também

Newsletter