Dom, 21 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
CANAL SAÚDE

Como comer certo e garantir um bom visual no fim do ano

A OMS recomenda duas porções de legumes e verduras e frutas por dia, em torno de 150g cada porção

Variedade de comida brasileiraVariedade de comida brasileira - Foto: freepik.com

Final de ano vem chegando. Algumas promessas foram cumpridas, outras ficaram pelo caminho, mas ainda dá tempo de ficar com um bom visual para o Verão e festas de final de ano. Tudo passa pela alimentação saudável combinada com atividade física, que deve ter uma periodicidade média de 5 vezes por semana. Para falar mais sobre o assunto, Jota Batista, âncora da Rádio Folha FM 96,7, conversou com nutrólogo, Diego Pascaretta, nesta segunda-feira (04), no Canal Saúde. 

Nutrológo Diego PascarettaNutrólogo Diego Pascaretta. Foto: Divulgação

O médico nutrólogo, Diego Pascaretta, explicou alguns cuidados com alimentação 

“A alimentação do brasileiro já foi dita como uma das mais ricas do mundo, em questão de nutrientes e biodisponibilidade, é uma pena estarmos perdendo essa característica com o passar dos anos, o arroz, feijão, são excelentes fontes de proteínas e carboidratos. O arroz está incluso na maioria das dietas que trabalhamos no dia-a-dia. A OMS recomenda, por exemplo, duas porções de legumes e verduras e frutas por dia, em torno de 150g cada porção. Comer boas quantidades de proteína como: ovos, frango, peixe e não abusar demais de carne vermelha também são recomendações”, disse

Diego Pascaretta, explicou alguns cuidados com alimentação para pacientes diabéticos.  

“Cuidado com o excesso de açúcar neste final de ano, principalmente para os pacientes diabéticos, que pode gerar um mal estar, o mal estar pode gerar o uso a mais de uma dose de insulina que pode fazer mal. Por isso é importante sempre estar em contato com seu médico, para não usar o medicamento de forma desnecessária. E a alimentação sempre será o principal, não adianta tratar um diabético que não consegue se alimentar bem, sempre vai ficar nos paliativos"

Quer ficar por dentro do assunto? Acessa o Player abaixo e ouça a entrevista completa!

 

Veja também

Newsletter