Você sabe a diferença correta entre frutas e vegetais?
Ambos têm classificação botânica e culinário e é importante saber diferenciá-los na dieta
Seja qual for a sua intenção na dieta, certamente você terá que inserir na rotina mais frutas e vegetais. Esses são alimentos essenciais que oferecem vitaminas, minerais, fibras e outros nutrientes. Ambos têm classificação botânica e culinário. Mas você saberia diferenciá-los bem?
Leia também
• Saiba qual a alimentação ideal para quem pratica atividades físicas intensas
• Alimentação é aliada contra o câncer
• Coloque mais verde no prato para uma alimentação saudável e balanceada
Botanicamente, as frutas são a estrutura portadora de sementes das plantas com flores, enquanto os vegetais consistem em caules, folhas e outros componentes de plantas comestíveis. Segundo a nutricionista Adriana Stavro, do ponto de vista culinário, frutas e vegetais são classificados com base no sabor. As frutas geralmente têm sabor doce ou azedo e podem ser utilizadas em sobremesas, lanches ou sucos. Os vegetais têm um sabor mais suave e geralmente são consumidos como acompanhamento ou prato principal.
Com essas características, é mais fácil conceituar quais alimentos são frutas e quais são vegetais. No entanto, existem diversas plantas que são tecnicamente frutas, embora sejam frequentemente classificadas como vegetais. Os tomates são o exemplo mais conhecido e controverso disso. Outros exemplos comuns de frutas que são confundidos com vegetais incluem pepino, pimentões, berinjelas, azeitonas, abóboras, vagens de ervilha e quiabo
Além disso, algumas variedades de vegetais têm sabor naturalmente mais doce e são usados de forma semelhante às frutas em sobremesas, tortas e assados. Abatata-doce é um deles. Apesar de seu sabor doce, ela é, na verdade, um tipo de raiz vegetal, não uma fruta. Outros vegetais com sabor naturalmente mais doce incluem beterraba e cenoura.
"Frutas e vegetais têm muitas semelhanças em termos de nutrição.Ambos são ricos em fibras, vitaminas, minerais, antioxidantes e naturalmente pobres em sódio e gordura.Devido ao seu sabor doce, as frutas tendem a ter uma quantidade maior de açúcar natural (frutose) e calorias em comparação com a maioria dos vegetais", completa a nutricionista.

