Logo Folha de Pernambuco

LITERATURA

''A contagem dos sonhos'': conheça o novo romance de Chimamanda Adichie, que será lançado em 2025

Livro acompanha trajetória de quatro mulheres e, segundo a Companhia das Letras, ''discute a própria natureza do amor''

A escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie vai lançar um novo romance, em 2025A escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie vai lançar um novo romance, em 2025 - Foto: Reprodução

O novo romance da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie — o primeiro desde ''Americanah'', de 2013 — será lançado simultaneamente no Brasil, nos Estados Unidos, no Canadá e na Inglaterra em março de 2025.

''A contagem dos sonhos'' é acompanha as trajetórias de quatro mulheres e, segundo nota da Companhia das Letras, que edita a escritora no Brasil, ''discute a própria natureza do amor''. Julia Romeu assina a tradução.

As protagonistas de ''A contagem dos sonhos'' são: Chiamaka, autora de livros de viagens que vive nos EUA e, sozinha durante a pandemia, rememora relacionamentos do passado e revisita suas escolhas e arrependimentos; Zikora, advogada bem-sucedida que busca ajuda de uma pessoa improvável após descobrir uma traição; Omelogor, gênia das finanças que começa a se perguntar se realmente conhece a si mesma; e Kadiatou, que cuida da casa de Chiamaka e, em meio a provações, cria sua filha nos EUA.

Segundo a nota da Companhia das Letras, “A contagem dos sonhos” é “uma reflexão contundente sobre as escolhas que fazemos e aquelas que são feitas para nós, sobre mães e filhas e sobre o nosso mundo interconectado”.

O romance, diz o comunicado, “tem imenso vigor emocional”, “observações pungentes e corajosas sobre o coração humano”, uma “prosa repleta de beleza e força” e “confirma o status de Chimamanda como uma das escritoras mais vibrantes e dinâmicas da literatura contemporânea”.

Nascida em Enugu, na Nigéria, em 1977, Chimamanda é autora dos romances “Meio sol amarelo”, “Hibisco roxo” e “Americanah” e da coletânea de contos “No seu pescoço”. Também tem se dedicado a não ficção e publicou títulos como “Sejamos todos feministas” (adaptação de seu discurso no TEDxEuston), “O perigo de uma história única” e “Notas sobre o luto” (relato sobre a morte de seu pai).

Veja também

Marido de Isabel Veloso desabafa sobre aumento de tumor da esposa durante gestação
Isabel Veloso

Marido de Isabel Veloso desabafa sobre aumento de tumor da esposa durante gestação

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos com peça pernambucana inédita
INSTRUMENTAL

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos com peça pernambucana inédita

Newsletter