Ter, 23 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
SÃO PAULO

Após Faustão voltar a ser hospitalizado, boletim médico diz que é "protocolo de rotina"

Apresentador recebeu um novo coração no dia 27 de agosto e teve alta do hospital no dia 10 de setembro

Faustão Faustão  - Foto: Reprodução Instagram

Leia também

• Faustão volta a ser internado 10 dias após receber alta e 24 dias após o transplante; saiba mais

• Doação presumida de órgãos: entenda o projeto defendido pela família de Faustão após transplante

• Médico de Faustão cita recuperação após transplante: "Nossa missão só fica mais forte"

Nesta quarta-feira (20), o apresentador Faustão voltou a ser hospitalizado 24 dias após realizar o transplante de coração. De acordo com boletim médico divulgado pelo Hospital Albert Einstein, em São Paulo, a entrada na unidade é um "protocolo de rotina".

"O paciente Fausto Silva deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein no dia 18 de setembro para a realização de exames pós-transplante cardíaco. Trata-se de protocolo de rotina que avalia o funcionamento do coração e se há indícios de rejeição", diz o boletim completo.

O apresentador recebeu um novo coração no dia 27 de agosto e teve alta do hospital no dia 10 de setembro. Após ser liberado do hospital, Faustão gravou um vídeo de casa e disse que agora tem uma segunda fase, no tratamento, que inclui mais dois ou três meses de fisioterapia para a recuperação total. No vídeo, ele agradeceu o apoio de todos e à família do doador.

Relembre o caso
No dia 8 de setembro, Faustão deixou a área semi-intensiva e foi transferido para um apartamento da unidade de saúde, antes de receber alta. O apresentador é acompanhado pela equipe formada pelos médicos Fernando Bacal (cardiologista), Fábio Antônio Gaiotto (cirurgião cardiovascular) e Miguel Cendoroglo Neto (diretor médico).

A doação foi feita pelo jogador de futebol de várzea, Fábio Cordeiro da Silva, que morreu no último dia 26, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Em 31 de agosto, Faustão gravou um vídeo (veja abaixo) para agradecer a todos que torceram por sua recuperação e, principalmente, à família do doador do seu novo coração: "Quero fazer um agradecimento especial ao José Pereira da Silva, pai do Fábio, que teve uma grandiosidade incrível, uma generosidade absurda e proporcionou que eu continuasse vivo. Eternamente grato ao José Pereira da Silva, homem simples. Eu fico emocionado, porque ele me deixou a chance de viver de novo. Agradecer ao Welisson, irmão do Fábio, e à Jaqueline, a viúva. A esses que tenho que agradecer. Essas pessoas das mais humildes que, na hora que eu precisei, me deram um coração novo".

Faustão foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Einstein no dia 5 de agosto, para tratar uma insuficiência cardíaca. Ele foi submetido a sessões de diálise. Por causa disso, ele entrou na fila do transplante para receber um novo coração. O apresentador ocupava o segundo lugar, de acordo com a Central de Transplantes do Estado de São Paulo, quando foi para a cirurgia.

Após a internação, a mulher de Fausto Silva, Luciana Cardoso, criou um perfil no Instagram para incentivar a doação de órgãos, chamado "Faustão do meu coração". Ele chegou a ser derrubado pela plataforma, mas depois voltou ao ar.

Veja também

Newsletter