Com Busca Ativa, Governo de Pernambuco pretende democratizar acesso à PNAB no estado
O objetivo das ações orientar artistas, grupos e trabalhadores da cultura na inscrição e na prestação de contas dos projetos
O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura (Secult-PE), está mobilizando a Busca Ativa dos editais do Ciclo 2 da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). A iniciativa visa orientar artistas, grupos e trabalhadores da cultura na inscrição e na prestação de contas, auxiliando quem tem menos acesso à tecnologia e suporte técnico.
A ação percorre as 12 Regiões de Desenvolvimento do estado, ampliando a qualidade das propostas e as chances de aprovação dos fazedores de cultura. O objetivo é assegurar que artistas, grupos e coletivos de todas as regiões tenham as mesmas condições de inscrever e executar seus projetos.
A Busca Ativa é dividida em três frentes: mobilização territorial, oficinas de capacitação e balcões de atendimento. Com a mobilização, agentes do Governo visitam equipamentos públicos e comunitários, identificam perfis e agendam atendimentos.
Leia também
• "O Agente Secreto" é eleito melhor filme internacional no Austin Film Critics Awards, nos EUA
• Baile do Simonal e show de Léo Foguete estão entre as opções do fim de semana
• Prefeitura de São José do Egito cancela show de Zezé Di Camargo após polêmicas
Nas oficinas, que contam com transmissão simultânea, são tratados assuntos como cadastro, critérios de seleção, formatação de projetos e execução financeira. Já os balcões funcionam das 9h às 20h para tirar dúvidas, conferir documentos e acompanhar inscrições até a confirmação no sistema.
As ações começam em 5 de janeiro, nos municípios de Xexéu, Frei Miguelinho, Agrestina, Caetés, Afogados da Ingazeira, Betânia, Terra Nova, Carnaubeira da Penha, Santa Cruz e Lagoa Grande e no distrito de Fernando de Noronha. Coletivos, espaços, projetos e iniciativas que movimentam a vida cultural desses municípios podem indicar atividades e demandas por meio do formulário disponível no site da Busca Ativa.
Para participar dos editais do Ciclo 2 da PNAB, é necessário ter cadastro ativo como Agente Individual no Mapa Cultural de Pernambuco. Será possível realizar o cadastro nos balcões, com apoio técnico no local. Ao todo, as ações devem percorrer 45 municípios, até 25 de janeiro.
*Com informações da assessoria de imprensa.

