Cacá Diegues viveu tragédia pessoal com perda da filha, a atriz Flora Diegues
Cineasta, que morreu aos 84 anos, nesta sexta-feira (14), afirmava que se sentia incapaz de fazer novos filmes após a morte da caçula
Cacá Diegues afirmava que se sentia incapaz de fazer novos filmes desde que a filha, a atriz Flora Diegues, morreu, aos 32 anos, em decorrência de um câncer no cérebro.
Após a perda de quem considerava o seu "ser humano predileto", o cineasta — que morreu aos 84 anos, nesta sexta-feira (14) — permaneceu alguns anos "sem conseguir fazer mais nada", como discorreu num dos textos publicados na coluna semana que assinava no Globo.
Leia também
• "A vida vale a pena", disse Cacá Diegues em uma de suas últimas colunas
• Morre cineasta Cacá Diegues, um dos fundadores do Cinema Novo, aos 84 anos
Atriz de filmes como "O grande circo místico" (2017), dirigido por Cacá, e de novelas como " Além do tempo" (2015), " Deus salve o Rei" (2018), Flora lidou, por três anos, com um tratamento contra um câncer no cérebro.
A jovem havia começado a carreira de atriz ainda adolescente, no filme "Tieta do Agreste" (1996), dirigido pelo pai. No teatro, trabalhou com Domingos Oliveira, na peça "Os melhores anos de nossas vidas" (2000), e também atuou na montagem de "O Auto da Compadecida" de Leonardo Brício e Pedro Kosovski.
Na televisão, ela estreou em 2014, como uma das protagonistas da série de humor “Só garotas”, exibida no Multishow.
"Flora era meu ser humano predileto, a pessoa que eu mais amava neste planeta e com quem conversava durante dias seguidos sobre arte, política, o cinema e a vida. Ela estudou cinema na PUC, mas queria mesmo era ser atriz e foi uma ótima atriz, enquanto pôde. Depois do 'Grande Circo Místico', meu projeto era fazer um filme com ela e Betty Faria, chamado 'A dama', sobre duas gerações políticas tão diferentes. Eu estava preparando essa produção quando ela ficou doente. Não fui capaz de fazer o filme com outra atriz, joguei fora o roteiro", escreveu Cacá Diegues, num de seus textos publicados no Globo, em junho de 2021.
O que aconteceu com Cacá Diegues?
O diretor, produtor e escritor Cacá Diegues faleceu nesta sexta-feira aos 84 anos.
Um dos fundadores do movimento do cinema novo, ele foi imortal da Academia Brasileira de Letras e assinava uma coluna no Segundo Caderno do Globo, publicada aos domingos.
O cineasta sofreu complicações de uma cirurgia na próstata. Ainda não há informações sobre velório e enterro.

