Seg, 22 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
CINEMA

De polícia a bandido: Wagner Moura teve papéis marcantes no Brasil e no exterior

Brasileiro levou o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes pelo trabalho em 'O agente secreto'

Wagner Moura é um dos atores brasileiros mais consagradosWagner Moura é um dos atores brasileiros mais consagrados - Foto: Xavier Galiana/AFP

Vencedor do prêmio de melhor ator no Festival de Cannes pelo trabalho em “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, o baiano Wagner Moura é um dos atores brasileiros mais consagrados dos últimos anos, com uma longa lista de papéis marcantes, tanto no cinema nacional quanto internacional. Entre os mais lembrados, destacam-se a interpretação de Pablo Escobar na série “Narcos" e a atuação como Capitão Nascimento nos filmes “Tropa de Elite”.

Veja abaixo os seus principais papéis, no cinema e na TV:

Edvaltécio “Taoca” Barbosa da Anunciação em “Deus é brasileiro” (2003): Primeiro papel de destaque no cinema, ao lado de Antônio Fagundes, em filme de Cacá Diegues.

Naldinho em “Cidade Baixa” (2005): Ao lado de Lázaro Ramos e Alice Braga, Wagner vive um triângulo amoroso no longa de Sérgio Machado.

Capitão Nascimento em “Tropa de Elite” (2007) e “Tropa de Elite 2” (2010): O papel do brutal/embrutecido policial deu a Wagner Moura a posição de um dos maiores astros da nova geração do cinema brasileiro e foi um dos pontos altos de sua carreira.

Olavo em "Paraíso Tropical" (2007): O papel de vilão na novela da Globo marcou a despedida do ator do mundo das novelas.

Spider em "Elysium" (2013): Foi o filme de estreia do ator em Hollywood, uma ficção científica dirigido por Neill Blomkamp.

José Angelo em "Trash - A Esperança Vem do Lixo" (2014): Wagner Moura interpreta um personagem complexo, envolvido em corrupção e que é chave no enredo do filme.

Donato em “Praia do Futuro” (2014): Wagner vive um salva-vidas da Praia do Futuro, em Fortaleza, que se apaixona por Konrad, um alemão que ele salva de um afogamento. .

Pablo Escobar em "Narcos" (2015-2017): A atuação como o chefe do cartel de Medellín, na Colômbia, rendeu a Wagner reconhecimento internacional e foi um dos principais pontos de partida para sua carreira nos Estados Unidos.

Juan Pablo Roque em "Wasp Network: Rede de Espiões" (2019): Wagner Moura interpreta um personagem envolvido em uma trama de espionagem entre Cuba e os Estados Unidos.

Sergio Vieira de Mello em “Sergio” (2019): A interpretação de um dos maiores diplomatas das Nações Unidas foi aclamada pela crítica.


Joel em "Guerra Civil" (2024): Wagner Moura interpreta um jornalista que se envolve em uma distópica guerra civil nos Estados Unidos.

Manny Carvalho em “Ladrões de drogas”(2025): Ao lado de Brian Tyree Henry, o brasileiro vive a história de dois amigos começam a história fingindo ser agentes do DEA para roubar pequenos traficantes de drogas no estado da Filadélfia e revender o que supostamente apreenderam.

Veja também

Newsletter