Maestro Valery Gerguiev, apoiador de Putin, é o novo diretor do Bolshoi
Muitas orquestras ocidentais boicotaram no ano passado o regente de 70 anos
O maestro Valery Gergiev, apoiador do presidente Vladimir Putin, foi nomeado nesta sexta-feira (1º) como diretor do Teatro Bolshoi, informou o governo russo no Telegram.
Muitas orquestras ocidentais boicotaram no ano passado o regente de 70 anos por não não se posicionar contra a invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022.
Valery Gerguiev, que também é diretor do Teatro Mariinski, em São Petersburgo, cidade onde Vladimir Putin iniciou na política no começo dos anos 1990, dirigirá agora os dois principais palcos do país.
Leia também
• Putin diz que Kissinger foi um "homem de Estado sábio e visionário"
• Maestro britânico Gardiner cancela compromissos após agredir cantor
• Maestro Toffolo: "Valencianas II" traz Alceu intimista, mais poeta e olhando para dentro"
Em março de 2022, Putin sugeriu fundir a direção dos dois prestigiosos teatros, como costumava ser antes da Revolução de 1917.
A proximidade de Gerguiev com o chefe do Kremlin, especialmente durante a anexação da Crimeia em 2014, já lhe rendeu várias polêmicas.
Em março de 2022, a Orquestra Filarmônica de Munique decidiu demiti-lo por não ter denunciado o ataque à Ucrânia. Várias orquestras e festivais na Europa e Estados Unidos também cancelaram seus compromissos com o músico.
Valery Gerguiev substitui no Bolshoi Vladimir Urin, que assinou uma carta aberta no início da ofensiva, na qual artistas e atores pediam "a todas as partes" que cessassem os combates.

