Maya Massafera: os riscos do procedimento para mudar a cor dos olhos feito pela influenciadora
No Brasil, a ceratopigmentação é proibida para fins estéticos
A influenciadora Maya Massafera compartilhou nesta semana que viajou à França para realizar um procedimento para mudança permanente da cor dos olhos. Após a cirurgia, chamada de ceratopigmentação, ela passou a ter olhos verdes claros.
"[Fazendo] o olho com esse médico, que é considerado o melhor do mundo, você não consegue ver que é uma operação", afirma a Massafera em um vídeo gravado antes da realização do procedimento estético.
Leia também
• Medicamentos falsificados: quais marcas foram apreendidas pela Anvisa? Quais os riscos do uso?
• Mobilização no Dia Mundial sem Tabaco alerta sobre riscos do vape
• Conheça os riscos de participar de corridas de rua sem preparo
O que é a ceratopigmentação?
Para chegar ao resultado final, é feita a aplicação de micropigmentos diretamente na córnea, como uma tatuagem. Esses micropigmentos podem ser metálicos (ouro, prata ou platina) ou “não metálicos".
No Brasil, a realização do procedimento para fins estéticos, como foi feito por Massafera, é proibido. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) recomenda que a ceratopigmentação somente pode ser realizada em pacientes com cegueira permanente e para revitalização das córneas esbranquiçadas nos olhos.
Principais riscos da ceratopigmentação
Infecções;
Perfuração do olho;
Aumento da pressão ocular; e
Redução da visão periférica.
Em casos mais graves, quando a recuperação pós-cirúrgica não ocorre como o esperado, a cirurgia pode levar à cegueira devido à formação de úlceras nas córneas.

