Morre mãe de Emicida e Fióti, Dona Jacira, aos 60 anos
Escritora e artista plástica, Jacira há mais de duas décadas contra o Lúpus. Causa da morte ainda não foi divulgada
Morreu nesta segunda-feira (28), aos 60 anos, a mãe do rapper Emicida e do produtor Fióti. A informação foi confirmada pela família à revista Marie Claire.
Jacira Roque de Oliveira, conhecida como Dona Jacira, estava hospitalizada em São Paulo e lutava uma batalha contra o lúpus há cerca de 25 anos. A doença crônica é autoimune e conhecida por ter características inflamatórias.
Apesar de fazer processo constante de hemodiálise, a causa da morte ainda não foi divulgada.
Moradora da Zona Norte de São Paulo, Dona Jacira construiu uma trajetória marcada por luta, arte e afeto.
Antes de se firmar como artista plástica e escritora, trabalhou como enfermeira, carreira que precisou abandonar por conta do agravamento da saúde.
Leia também
• Alceu Valença, Mariana Aydar e Emicida estão entre indicados ao 32° Prêmio da Música Brasileira
• Emicida comenta sobre o rompimento com o irmão Fioti em comunicado; leia
Duas semanas antes de sua morte, Dona Jacira usou as redes sociais para compartilhar um desabafo com os seguidores.
Disse sentir falta de suas plantas e da interação com o público, explicando que precisaria de mais tempo do que imaginava para se recuperar. “Estou ansiosa pra voltar às atividades com vocês porque é o que me traz vida e sol”, escreveu.
Apesar do afastamento, garantiu estar cercada de carinho: “No entanto, estou bem cuidada por minha família e muitos amigos, aos quais agradeço muito.” E completou com: “Saudade de vocês, de todas as minhas plantinhas, das minhas pesquisas, até dos passarinhos. Mas assim que eu melhorar eu volto.”
Em 2018, Dona Jacira lançou o livro biográfico Café, publicado pela editora LiteraRUA em parceria com a Laboratório Fantasma.
Na obra, compartilha episódios marcantes de sua trajetória. Ela deixa quatro filhos: além de Emicida e Fióti, também de Katia e Katiane.

