Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
CINEMA

"O Último Azul", novo longa-metragem de Gabriel Mascaro, ganha trailer; assista

O longa vencedor do Urso de Prata em Berlim tem estreia nas salas de cinema brasileiras para o dia 28 de agosto

Foto: Guilhermo Garza/Divulgação

O longa-metragem “O Último Azul”, do diretor pernambucano Gabriel Mascaro, acaba de ganhar seu trailer oficial.

Com distribuição pela Vitrine Filmes, o filme traz no elenco Denise Weinberg, Rodrigo Santoro, Adanilo e a atriz cubana Miriam Socarrás.

“O Último Azul” se passa na Amazônia, em um Brasil quase distópico, onde o governo transfere idosos para uma colônia habitacional em que vão “desfrutar” seus últimos anos de vida. 

Antes de seu exílio compulsório, Tereza (Denise), uma mulher de 77 anos, embarca em uma jornada para realizar seu último desejo. 

Selecionado para mais de 40 festivais mundo afora, “O Último Azul” estreia dia 28 de agosto nas salas de cinemas do Brasil. 

Trajetória e prêmios
Premiado com o Urso de Prata, do Grande Prêmio do Júri, na 75ª edição do Festival de Berlim, além de ter conquistado o Prêmio do Júri Ecumênico e o Prêmio do Júri de Leitores do Berliner Morgenpost, “O Último Azul” tem uma trajetória que já pode ser considerada vitoriosa mesmo antes de sua estreia comercial.

Na última semana, o longa participou do Shanghai International Film Festival, na China, com a presença do diretor, e foi anunciado como o filme de abertura da 53ª edição do Festival de Cinema de Gramado, que vai ocorrer de 13 a 23 de agosto de 2025, no Palácio dos Festivais, em Gramado, no Rio Grande do Sul. 

“O Último Azul” também recebeu dois prêmios no Festival de Guadalajara, no México: “Melhor Filme Ibero-Americano de Ficção” e o Prêmio Maguey de “Melhor Interpretação” para Denise Weinberg.

Também esteve entre os dez filmes que participaram do Sydney Film Festival, na Austrália, ao lado de “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho.  

O longa já passou pelo Festival de Cartagena de Las Índias, na Colômbia; Festival de Buenos Aires (BAFICI), na Argentina; Festival de Cinema de Istambul (IKSV), na Turquia; e IndieLisboa, em Portugal, e está selecionado para diversos festivais na Argentina, Austrália, China, Colômbia, República Tcheca, Islândia, México, Polônia, Portugal, Taiwan, Turquia, Reino Unido e Uruguai. 
 

Veja também

Newsletter