Logo Folha de Pernambuco

ANIMAÇÃO

"Sociedade da Virtude" terá especial de Natal na Max e no Adult Swim

Episódio de 20 minutos da animação será lançado no dia 13 de dezembro

"Sociedade da Justiça""Sociedade da Justiça" - Foto: Divulgação

“Sociedade da Virtude”, animação adulta brasileira que satiriza o mundo dos super-heróis, vai ganhar um especial de Natal. A novidade foi anunciada durante a CCXP 2024, em São Paulo, na tarde deste domingo (8). 

Batizado de “A Sociedade da Virtude Salva o Natal!”, o programa natalino estreia no dia 13 de dezembro, às 21h, na Max e no canal Adult Swim. Em entrevista à Folha de Pernambuco, o roteirista Ian SBF e o ilustrador Tobias Daneluz, criadores da série, falaram sobre o lançamento. 

“A gente pode esperar coisas muito diferentes. Eu acho que vai conseguir agradar todo mundo que gosta da série, mas vai ser o ‘Sociedade da Virtude’ de um jeito que a galera nunca viu e que, com certeza, é um preparativo para o que vem adiante”, garante Ian.
 

O especial vai mostrar o grupo de heróis em uma missão para salvar o Natal. O vilão da vez é ninguém menos que o próprio Papai Noel, que é dono de um perigosa agência de espionagem e encabeça uma grande conspiração envolvendo megacorporações e esquemas de enriquecimento fácil.

Para a nova aventura, os criadores prometem um pouco de tudo o que consagrou a animação: humor com situações constrangedoras, referências à cultura pop e muita pancadaria. O episódio tem 20 minutos de duração. 

"Sociedade da Virtude" em nova fase
Criada em 2017, a “Sociedade da Virtude” nasceu como uma websérie para o YouTube, com vídeos curtos, de até três minutos. Em 2023, entrou para o portfólio do Adult Swim, em compilados dos curtas, estreando posteriormente na Max.

Segundo Ian, produzir o especial natalino serviu também como um preparativo para a próxima fase do projeto. “Foi a oportunidade perfeita da gente conseguir fazer um episódio longo, para sentir linguagem e tudo o que a gente queria testar para começar a nova temporada, que será daqui a pouquinho”, afirmou. 

O novo episódio concretiza a vontade que os criadores já alimentavam há tempos de brincar com uma tradição televisiva. “Todo super-grupo precisa de um especial de Natal. É algo universal na cultura pop”, justifica Tobias. 

Sobre o que está sendo pensado para a próxima temporada da série, Ian garante: “Com certeza, é uma evolução. Não vamos só continuar o que a gente já fazia. Vai ser uma linguagem totalmente nova, que vai encaixar mais ainda na TV e no streaming”.

Autoralidade garantida
Os criadores defendem que as novas janelas de exibição não suprimem o traço autoral de “Sociedade da Virtude”, mas dão à série uma maior estrutura de produção. “Estando no streaming com uma marca gigante e num canal que sempre foi a nossa maior referência, nossa vontade de fazer algo melhor só aumenta, sabendo que agora também as entregas ao público vão ser maiores”, comenta Tobias.

O ilustrador ainda reflete sobre como o seu desenho evolui ao longo de quase dez anos, desde que a websérie foi lançada. “Fui montando uma concha de retalhos de referências, ainda mais fazendo uma série que fala de super-heróis e, consequentemente, de traços já existentes. Mas sinto que a ‘skin’ do Sociedade é muito única, um resultado que consegui alcançar mesclando inspirações e brincando com estilos”, analisa. 

Veja também

Incêndios em LA destroem acervo original do criador do dodecafonismo Arnold Schoenberg
DESTRUIÇÃO

Incêndios em LA destroem acervo original do criador do dodecafonismo Arnold Schoenberg

Saiba quem é ator que criticou Gisele Bündchen por pedido de doações às vítimas de incêndios nos EUA
Celebridades

Saiba quem é ator que criticou Gisele Bündchen por pedido de doações às vítimas de incêndios nos EUA

Newsletter