Stevie Wonder enxerga? Conheça história contada por Shaquille O'Neal e saiba o que diz o cantor
Músico interrompeu apresentação para explicar falas a respeito da deficiência

Durante anos, tanto famosos quanto não tão famosos apoiaram a teoria de que Stevie Wonder realmente enxerga. Muitos compartilharam histórias que supostamente vividas com ele na tentativa de provar que o ícone da música está mentindo, enquanto outros simplesmente brincaram sobre o assunto. Esta semana, o autor de "Superstition" decidiu quebrar o silêncio e abordou abertamente o assunto.
Aconteceu durante um show em Cardiff, no País de Gales, como parte de sua turnê "Love, Light and Song".
"Preciso te contar uma coisa... Sabe, tem corrido boatos de que eu consigo enxergar e tudo mais. Bem, vou te contar a verdade", disse o músico de 75 anos. "A verdade é que, pouco depois de nascer, fiquei cego. Isso foi uma bênção, porque me permitiu ver o mundo com os olhos da verdade; ver o espírito das pessoas, não a sua aparência. Não a cor delas, mas a cor do seu espírito."
Leia também
• RioMar Encontros traz show de Nando Reis e o filho Sebastião para edição especial de Dia dos Pais
• BBC diz que show de Lady Gaga em Copacabana não teve 2 milhões de pessoas; entenda o cálculo
• Beyoncé: Polícia dos EUA confirma roubo de músicas inéditas e "planos de show" em Atlanta
Uma das pessoas que apoiou a teoria de que Wonder consegue enxergar foi Anthony Anderson. O ator e comediante abordou a condição do músico durante uma aparição em 2016 no The Late Show With Stephen Colbert.
"O que eles não sabem é que Stevie enxerga", disse o ator, contando a história de como desafiou Wonder para um jogo de basquete. "Ele está apenas atuando", acrescentou.
Três anos depois, o jogador de basquete Shaquille O'Neal afirmou ter ficado surpreso quando o músico o reconheceu em um elevador. O astro do esporte contou aos colegas do programa Inside the NBA que estava no saguão de seu prédio quando Wonder se aproximou dele e disse: "E aí, Shaq? Como vai, grandão?"
"Ele apertou o botão, desceu no apartamento e foi para o quarto. Liguei para todos que conhecia e contei a história", lembrou.
O músico, por sua vez, disse em 2024 que sua mãe, Lula Mae Hardaway, teve dificuldades para aceitar seu diagnóstico, mas afirmou que isso não o impediu de perder a atitude positiva.
"Eu nasci e, pouco depois, fiquei cego", disse ele em um episódio da série de audiolivros The Wonder of Stevie. "Minha mãe passou por diferentes fases, então minha experiência com isso foi profunda."
Wonder disse que sua mãe, que morreu em 2006, chorava "todas as noites" depois que sua cegueira foi confirmada, até que um dia ele lhe disse: "Mãe, você não deveria chorar, você está fazendo minha cabeça doer".
"O que eu pensava era: 'Talvez Deus tenha algo maior para mim do que tudo isso'. E o tempo me mostrou que ele tem", acrescentou.
Em uma entrevista de 2004 publicada emThe Oprah Magazine, ele contou como foi sua criação. "Minha mãe não me amarrou, nem disse: 'Não pise aí!' ou 'Cuidado, você vai cair!'. Ela me disse para ter cuidado, mas confiava em mim para fazer o que eu tinha que fazer. Ela foi rápida o suficiente para me segurar", observou.
"Ele sabia que eu precisava aprender, e quanto mais me deixava fazer, mais me deixava ir. Ele viu que eu tinha desenvolvido o que se chama de radar facial, o que significa que eu conseguia ouvir o som dos objetos ao meu redor. Se você fechar os olhos, colocar as mãos bem na frente do rosto e depois movê-las, consegue ouvir o som do ar refletindo nelas", explicou.
