No elenco da série 'Ilha de Ferro', Tóia Ferraz mergulha no universo petrolífero
A produção dirigida por Afonso Poyart apresenta a rotina de uma plataforma de petróleo e está disponível para assinantes do Globoplay
O trabalho em “Ilha de Ferro”, série da Globo, colocou Tóia Ferraz diante de uma realidade inédita e quase inimaginável. Sem data de estreia prevista na tevê e disponível para os assinantes da plataforma Globoplay, a produção dirigida por Afonso Poyart apresenta a rotina de uma plataforma de petróleo. Durante as gravações em uma plataforma real, Tóia conheceu o dia a dia e a dura realidade de quem trabalha embarcado por meses.
“Não tinha ideia de como era a vida de pessoas que vivem embarcadas. Foi uma experiência extremamente enriquecedora e fundamental para termos uma noção do que estávamos retratando. São trabalhadores que merecem toda nossa admiração. Não é para qualquer um”, defende.
Para se aproximar desse universo distante, Tóia enfrentou uma longa preparação de elenco. Primeiramente, a atriz contou com a preparadora Ana Kfouri e, depois, fez um curso prático no Centro Náutico do Rio de Janeiro. “A Ana cuidou da parte emocional dos personagens, trabalhando cada um e a relação entre eles. Através do curso, entendemos sobre o universo da plataforma de petróleo e obtivemos o certificado para podermos dormir em plataformas offshore (plataformas localizadas em alto mar)”, ressalta.
Leia também:
Dan Stulbach comemora personagem cômico em 'O Sétimo Guardião'
Thaynara OG conquista a TV sem perder sua essência
Globo faz referência a slogan anti-Bolsonaro em novela
Netflix apresenta elenco de série produzida em parceria com KondZilla
Na história, Tóia interpreta a forte Rocha, uma das únicas mulheres entre os homens que trabalham na fictícia PLT-137. Por isso mesmo, se transforma em incentivadora de Júlia, papel de Maria Casadevall, pois as duas fazem parte de um time de mulheres que exercem funções normalmente ocupadas por homens. Porém, em casa, a petroleira enfrenta problemas com o marido agressivo.
“A Rocha é da categoria ‘mulher porreta’. Mãe, esposa, trabalhadora, apaixonada pelo seu ofício e capaz de sacrificar tudo pela sua família. Na vida pessoal, tem de lidar com o marido extremamente violento. Ela também faz de tudo pelo filho e vai fazer o possível para protegê-lo”, explica a atriz, que participa pela primeira vez de uma produção voltada para a plataforma de “streaming”.
“A ‘Ilha’ é um projeto ousado e irreverente uma vez que não é parecido com nada que é feito no Brasil, e esse, para mim, é o maior trunfo da série. Temos de arriscar mais. Em linguagens, estética, formatos... O ‘on demand’ dá essa abertura, já que tem público para todos os gostos”, completa.
Experiência no teatro
Antes de integrar o elenco de “Ilha de Ferro”, Tóia passou uma temporada estudando em Nova Iorque. Na cidade norte-americana, ela frequentou a escola de interpretação Maggie Flanigan Studio e teve contato com o método de atuação Meisner, uma abordagem desenvolvida pelo estudioso norte-americano de teatro Sanford Meisner.
“Valeu cada centavo. O Brasil tem cursos excelentes, mas eu sempre quis ter essa experiência fora. Apesar de ter sido um pouco difícil no início, porque americanos são mais ‘papo reto’ do que estamos acostumados, ao final do curso, aprendi lições que me transformaram para sempre. Uso muito do que aprendi lá fora no set. Foi muito precioso”, valoriza Tóia, que teve sua primeira experiência com o teatro aos 15 anos. “Estudei em uma escola que é totalmente voltada para as artes de modo geral e, na oitava série, fizemos uma peça. Quando subi no palco pela primeira vez, me apaixonei”, lembra.
Serviço:
"Ilha de Ferro" – Globo - Sem data de estreia prevista. Disponível na plataforma Globoplay.

