TRABALHO

O que fazer na entrevista? Onde buscar vagas? Especialista dá dicas para quem procura emprego

Caso que viralizou na internet trouxe apreensão para quem busca se realocar no mercado de trabalho

Veja dicas sobre como se realocar dentro do mercado de trabalho Veja dicas sobre como se realocar dentro do mercado de trabalho  - Foto: Freepik

O relato do consultor de projetos Victor Barrios sobre uma situação desconfortável que passou durante sua busca por um novo emprego, deixou aqueles que buscam por uma recolocação aflitos.

Victor recebeu a mensagem de um recrutador por WhatsApp, informando sobre uma vaga de Gestão de Projetos (PMO).

Uma hora depois, o consultor respondeu, afirmando estar interessado e pedindo mais informações sobre a vaga. Depois de uma semana sem obter respostas, Victor procurou a empresa, que afirmou estar prosseguindo "com outras pessoas para a posição".

Confuso, o profissional perguntou o motivo de não ter sido considerado nem para uma entrevista. O recrutador foi direto: "Estamos buscando perfis proativos e com senso de urgência, portanto selecionamos apenas os candidatos que nos respondem em até 15 minutos após o envio da mensagem".

 

"Estar ‘open to work’ é muito frustrante, seja pela falta de retorno dos processos seletivos ou pelos retornos absurdos", afirmou Victor em seu desabafo.

O presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Paulo Sardinha, explicou que este é um caso "excepcional", não sendo comum em outras entrevistas.

— Pode ser que o recrutador estivesse sem tempo para contratar. [Mas isso] não é natural — declarou.

Como buscar vagas?
Apesar de afirmar que o caso de Victor não é visto como normal para os profissionais de Recursos Humanos (RH), Sardinha aponta que são esperadas prontidão e permanência do candidato. Ainda que responder em 15 minutos muitas vezes não seja possível, o especialista sugere que a pessoa se mantenha sempre atenta aos canais de mensagem.

Em relação à permanência, ele ressalta a importância de se manter ativo durante todo o processo de seleção.

Para quem está buscando vagas, Sardinha indica navegar rotineiramente pelas redes sociais e sites, a fim de não perder alguma oportunidade. Ele afirma ainda que fazer cursos e procurar aprimorar suas habilidade é a "melhor maneira de se realocar".

Na hora da entrevista
Caso o RH tenha te chamado para uma entrevista, não é hora de se desesperar. De acordo com Sardinha, é preciso pesquisar a empresa para entender como o candidato se encaixaria naquela companhia.

Ele assinala que a organização quanto aos horários e a objetividade são essenciais para uma boa entrevista de emprego. O especialista também alerta para que o candidato não minta na hora da reunião ou no currículo, para evitar constrangimentos na hora da entrevista ou ser taxado como mentiroso caso consiga a vaga, mas não tenha as habilidades necessárias.

Além disso, Sardinha recomenda que o candidato evite ser muito informal e não omita caso tenha parentes ou conhecidos dentro da corporação.

Outra prática que Sardinha considera ser negativa durante uma entrevista é a desatenção aos detalhes.

— O candidato tem que chegar sempre pensando que aquela é a primeira e mais importante entrevista da sua vida.

Veja também

Mega-Sena 2.748: prêmio acumula pela terceira vez e chega a R$ 21 milhões
loteria

Mega-Sena 2.748: prêmio acumula pela terceira vez e chega a R$ 21 milhões

Lei que padroniza índices de correção e juros ainda gera dúvidas a especialistas
padrão

Lei que padroniza índices de correção e juros ainda gera dúvidas a especialistas

Newsletter