Ter, 23 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
ALIMENTOS

EUA aprova venda de carne de frango cultivada em laboratório

As empresas acrescentam que seus produtos estarão disponíveis em breve em alguns restaurantes

Frangos no frigoríficoFrangos no frigorífico - Foto: MPT-RS/Divulgação

Pela primeira vez, os Estados Unidos autorizaram duas empresas a venderem carne de frango orientada diretamente de células, abrindo o caminho para o consumo de animais de carne cultivada em laboratório.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos revisou e assumiu os sistemas de segurança alimentar nas instalações da Upside Foods e da Good Meat, disse à AFP um porta-voz da instituição nesta quarta-feira (21). As empresas acrescentam que seus produtos estarão disponíveis em breve em alguns restaurantes.

Em novembro, as duas companhias já seguiram recebido o sinal verde da agência reguladora de alimentos e medicamentos americana (FDA), e na semana passada o Departamento de Agricultura deu seu aval aos rótulos de seus produtos para garantir que são atendidos.

"Esta aprovação mudará fundamentalmente a forma como a carne chega à nossa mesa", disse, em nota, Uma Valti, CEO e fundadora da Upside Foods. “É um passo gigantesco para um futuro mais sustentável que preserva a escolha e a vida”, acrescentou.

Josh Tetrick, cofundador e CEO da Good Meat, acrescentou: "somos a única empresa a vender carne cultivada em qualquer parte do mundo desde que a lançamos em Singapura, em 2020, e agora a sua venda é aprovada aos consumidores da maior economia do mundo" .

Após a aprovação, a Upside processou sua primeira encomenda, feita pelo restaurante Bar Crenn, em San Francisco. Conduzido pelo chef Dominique Crenn, o restaurante tem três estrelas Michelin.

A Good Meat, por sua vez, iniciou a produção de sua primeira remessa, que será vendida ao célebre chef e filantropo espanhol José Andrés. Ele venderá o produto em um restaurante de Washington ainda não identificado.

Veja também

Newsletter