Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
MONTADORAS

EUA flexibilizarão regras para Tesla e montadoras que competem com China em carros autônomos

O anúncio das mudanças aconteceu um dia após Musk confirmar que a fabricante de veículos elétricos iniciará a implantação de táxis autônomos da montadora em Austin, no Texas

 Uma vista aérea mostra carros estacionados na fábrica da Tesla em Fremont, Califórnia Uma vista aérea mostra carros estacionados na fábrica da Tesla em Fremont, Califórnia - Foto: Josh Edelson / AFP

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, flexibilizará e isentará algumas regras federais de segurança para fins de testes, a fim de ajudar montadoras americanas, como a Tesla, de Elon Musk, a desenvolver carros autônomos para que possam competir com rivais da China, anunciou o Departamento de Transportes na quinta-feira, 24. A pasta também disse que simplificará os requisitos de relatórios de acidentes envolvendo softwares autônomos e que avançará para um único conjunto de regras nacionais para a tecnologia.

"Estamos em uma corrida para inovar mais do que a China, e os riscos não poderiam ser maiores", disse o secretário de Transportes, Sean Duffy, em comunicado. "Nossa nova estrutura reduzirá a burocracia e nos aproximará de um padrão nacional único."

O anúncio das mudanças aconteceu um dia após Musk, que classificou as antigas regras como "injustas", confirmar que a fabricante de veículos elétricos iniciará a implantação de táxis autônomos da montadora em Austin, no Texas, em junho.

Não está claro como as isenções às regras da Administração Nacional de Segurança no Tráfego (NHSA) afetarão a Tesla especificamente.

Veja também

Newsletter